Qual o conceito de psicologia industrial?

Qual o conceito de psicologia industrial?

A Psicologia Organizacional, inicialmente denominada como Psicologia Industrial, estuda os fenômenos cognitivos, comportamentais, subjetivos e psicológicos presentes nas organizações. De forma geral, a Psicologia Organizacional está ligada às empresas, indústrias e instituições de forma expandida.

O que é a psicologia das organizações?

Psicologia organizacional, também conhecida como comportamento organizacional, é um campo da psicologia relacionada ao estudo do comportamento humano dentro das empresas. A psicologia organizacional visa entender o comportamento de indivíduos, grupos e instituições.

Em que a psicologia pode contribuir na gestão?

A grande importância da psicologia nas organizações também consiste em dar assistência nos recrutamentos, na gestão e no desenvolvimento dos Recursos Humanos no comprimento da missão, objetivos e no progresso das organizações.

Em que está focada a psicologia industrial?

A psicologia industrial, por sua vez, é a disciplina que visa selecionar, formar e supervisionar os trabalhadores com o intuito de melhorar a eficácia (o rendimento) no trabalho. Esta especialização analisa, portanto, o comportamento humano no âmbito da indústria e do mundo dos negócios.

LEIA TAMBÉM:   Qual o tipo de morcego que transmite raiva?

Qual o papel do psicólogo nas organizações?

al (2011) o papel do psicólogo dentro das organizações é atuar como facilitador e conscientizador do papel dos vários grupos que compõem a instituição, considerando a saúde e a subjetividade dos indivíduos, a dinâmica da empresa e a sua inserção no contexto mais amplo da organização.

Qual é o objetivo do estudo da Psicologia?

A Psicologia estuda o comportamento humano, considerando seus aspectos biológicos, afetivos, cognitivos e sociais. No curso são estudadas disciplinas teóricas de Psicologia clínica, social e organizacional, além de correntes da Psicologia e Neurologia, Antropologia, Teoria psicanalítica e Psicologia no desenvolvimento.

Como a psicologia pode contribuir para o comportamento organizacional?

A psicologia organizacional contribui para que a empresa consiga adotar uma gestão estratégia, visando sempre a promoção do bem-estar e da qualidade de vida interna do trabalhador. Ao saber gerir bem seu principal ativo, que é o colaborador, a companhia é capaz de se antecipar, identificar e resolver conflitos.

Qual é a importância da psicologia na gestão de Recursos Humanos?

A psicologia no RH atua principalmente para promover a qualidade de vida das pessoas no trabalho. Essa área de conhecimento é responsável por desenvolver ações estratégicas para organizações de todos os portes. O intuito é gerar benefícios que favoreçam o aumento da produtividade e o lucro da empresa.