Qual mecanismo de acao de toxicidade do paracetamol?

Qual mecanismo de ação de toxicidade do paracetamol?

O acetaminofen/paracetamol é um exemplo de toxicidade que tem sido muito conhecido desde a década de 60. A droga segue uma trilha metabólica clássica. A maior parte segue mecanismo de metabolização da sulfatação e da glucoronização. Uma pequena percentagem sofre metabolização através do citocromo P-450.

Quais os sintomas de intoxicacao por paracetamol?

Sintomas de intoxicação por paracetamol

  • Na fase 1 (após várias horas), a pessoa pode vomitar, mas não parece estar doente.
  • Na fase 2 (depois de 24 a 72 horas), podem surgir enjoos, vômitos e dores abdominais.
  • Na fase 3 (3 a 4 dias depois), os vômitos pioram.

Quando ocorre a hepatotoxicidade em adultos?

A forma mais comum de hepatotoxicidade é a “overdose” (ingestão de doses superiores a 10 g em adultos e até 150 mg/ kg em crianças). O outro mecanismo é a situação de excessiva ativação do sistema citocromo P450 (CYP), resultante do uso de determinados medicamentos indutores enzimáticos e álcool crônico.

Qual o metabólito tóxico do paracetamol?

Ajuda a prevenir a hepatoxicidade desativando o metabólito tóxico NAPQI do acetaminofen (N-acetil-p-benzoquinona imina) antes de que cause dano às células hepáticas. No entanto, ela não reverte o dano já causado às células hepáticas.

LEIA TAMBÉM:   Como funciona basicamente um para-raios?

Qual dos seguintes é o antídoto indicado para intoxicação por paracetamol?

N-acetilcisteína é um antídoto para intoxicação por acetaminofen. Este fármaco é precursor da glutationa, diminuindo a toxicidade do paracetamol por elevar o depósito de glutationa hepática e também, possivelmente, por outros mecanismos.

É possível morrer com paracetamol?

A morte é extremamente improvável, exceto se a pessoa tomar mais de quarenta comprimidos de 325 mg. Por essa razão, uma superdosagem de paracetamol que cause uma toxicidade séria geralmente não é acidental. Também pode surgir toxicidade se forem tomadas várias doses pequenas ao longo do tempo.

Qual o metabólito considerado hepatotóxico?

O metabólito responsável pelos efeitos tóxicos é N-acetil-p-benzoquinonaimina (NAPQI), que após depleção dos níveis de glutationa (GSH), liga-se covalentemente a macromoléculas causando lesão nos hepatócitos.

Qual o metabólito do paracetamol?

Qual a Farmacocinetica do paracetamol?

Farmacocinética: Paracetamol é rapidamente absorvido pelo trato gastrointestinal, mas sua absorção é diminuída com alimentos. Início de ação em 10 a 30 minutos, pico de 30 minutos a 2 horas; duração de ação de 3 a 4 horas; metabolizado no fígado e excretado pelos rins.