Qual Lei permite o estudo com as Celulas-tronco?

Qual Lei permite o estudo com as Células-tronco?

A Lei de Biossegurança (Lei 11.105, de 24 de março de 2005) autoriza, com restrições, para fins de pesquisa e terapia, a utilização de células-tronco embrionárias obtidas de embriões humanos produzidos por fertilização in vitro.

Como são obtidas Células-tronco embrionárias para pesquisa?

As Células-Tronco podem ser obtidas de duas grandes fases do indivíduo: Fase Adulta: Sangue de cordão umbilical, medula-óssea e sangue periférico mobilizado. Fase Embrionária: Células contidas no blastocisto, estrutura formada nos primeiros dias após a fecundação.

O que diz a Lei de Biossegurança sobre células-tronco?

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) apresentou um projeto de lei, o PL 5.153/2020, que proíbe, para quaisquer fins, a utilização de células-tronco obtidas de embriões humanos — que são células capazes de transformar-se em qualquer tipo celular de um indivíduo adulto.

O que determina a legislação brasileira sobre a utilização de células-tronco embrionárias?

O que existe no país é a Lei de Biossegurança (LEI Nº 11.105), aprovada em 2005 pelo Congresso Nacional. É uma lei ampla, com 42 artigos, que determina os mecanismos de manipulação tanto dos organismos geneticamente modificados (OGM) quanto das células-tronco embrionárias.

LEIA TAMBÉM:   Como se chama o resto de dente que ficou na gengiva?

Qual o nome da técnica por meio da qual são obtidas as células-tronco embrionárias explique?

Com essa técnica, conhecida como terapia celular, é possível tratar diferentes doenças.

É aceitável a realização de pesquisas com células-tronco a partir de embriões?

Vejamos: “É permitida, para fins de pesquisa e terapia, a utilização de células-tronco embrionárias obtidas de embriões humanos produzidos por fertilização in vitro e não utilizados no respectivo procedimento, atendidas as seguintes condições: I – sejam embriões inviáveis; ou II – sejam embriões congelados há 3 (três) …