Qual imposto deve ser recolhido no caso de compra e venda imobiliaria?

Qual imposto deve ser recolhido no caso de compra e venda imobiliária?

ITBI
Quando se compra ou vende um imóvel, é necessário recolher o ITBI – Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, realizada inter vivos*. O imposto é pago por quem compra um imóvel e não é cobrado no caso de doações.

Quem deve pagar a remuneração do corretor?

Pela lei, a comissão de corretagem deve ser paga por quem contratou o corretor. Quando é o adquirente que contrata o profissional para auxiliar na procura da casa própria, será dele a obrigação de pagar a comissão do serviço prestado pelo corretor credenciado.

Quem paga as despesas do contrato de compra e venda?

Salvo cláusula em contrário, ficarão as despesas de escritura e registro a cargo do comprador, e a cargo do vendedor as da tradição.

LEIA TAMBÉM:   Quanto custa um check up geral?

Qual a alíquota do Imposto de Renda para venda de imóveis?

15\%
Atualmente, o contribuinte paga 15\% de Imposto de Renda sobre ganho de capital (valorização do bem) na venda ou cessão de imóveis.

Qual é o imposto de transmissão de bens imóveis?

O Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) é uma tributação cuja cobrança fica a cargo de cada município onde a transação imobiliária acontece. Portanto, como veremos adiante, o valor depende da localização do imóvel.

Quem paga a corretagem do imóvel?

Por essas razões, muitas pessoas questionam: quem paga a corretagem, comprador ou vendedor? Comissão de corretor de imóveis, quem paga? O vendedor proprietário do imóvel é o responsável por pagar o corretor ou a imobiliária responsável pela venda.

Quando deve ser paga a Comissão de venda de imóvel?

A comissão deverá ser paga toda vez em que há a prestação de um serviço referente a uma venda de imóvel por um profissional regularizado e inscrito no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) de sua região ou estado.

LEIA TAMBÉM:   Faz mal tomar probiotico?

Posso trabalhar com apenas uma imobiliária ou corretor?

Agora, o dono de um imóvel não pode ser obrigado a trabalhar com apenas uma imobiliária ou corretor, podendo, assim, contar com a ajuda de quantos profissionais desejar. Com a mudança, a taxa praticada pelo profissional acaba sendo totalmente relativa ao que é oferecido.