Qual importancia da epidemiologia para o uso racional de medicamentos?

Qual importância da epidemiologia para o uso racional de medicamentos?

Esse rastreamento permite estimar a prevalência do uso de medicamento na população estudada, bem como as características desse uso e fatores associados.

Que fatores podem determinar o consumo de medicamentos em uma sociedade?

Identificou-se como possíveis fatores determinantes desse consumo a renda familiar mensal maior que três salários mínimos, o sexo feminino, a idade igual ou maior que 50 anos, a presença de doenças crônicas, a posse de planos de saúde e a realização de consultas médicas nos últimos três meses.

Quais as áreas e os locais de atuação do farmacêutico executando o seguimento farmacoterapêutico?

O Seguimento Farmacoterapêutico representa a área de intervenção farmacêutica no âmbito da farmacoterapia clínica em que o farmacêutico pode contribuir de modo efectivo para a melhoria da qualidade de vida dos seus doentes, reduzindo a morbilidade e a mortalidade associada aos medicamentos.

LEIA TAMBÉM:   O que e servico de terceirizacao?

O que é uso racional de medicamentos quais os problemas que dificultam o uso racional de medicamentos?

Considera-se Uso Racional de Medicamentos (URM) a situação em que os pacientes re- cebem os medicamentos apropriados à sua condição clínica, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período de tempo adequado e ao menor custo possível para si e para a comunidade (WHO, 1985).

Qual o benefício do uso racional de medicamentos?

O uso racional de medicamentos contempla dose e tempo certos, conservação e descarte. O objetivo é promover a saúde e evitar problemas pelo consumo inadequado. O uso racional de medicamentos é tão importante que existe uma data especialmente criada para chamar a atenção das pessoas para esse cuidado, 5 de maio.

O que é o uso irracional de medicamentos?

O uso irracional de medicamentos é configurado quando o paciente se automedica de acordo com indicação de pessoas não capacitadas, ou somente confiando em si mesmo em busca de aliviar seus sintomas, sem a orientação do farmacêutico, correndo o risco de sofrer reações adversas e interações medicamentosas, intoxicações e …