Qual foi o principal orgao da Republica Romana?

Qual foi o principal órgão da República Romana?

O Senado, principal instituição política do período Republicano. O período republicano marca o fim da monarquia, com o golpe político encabeçado pelos senadores romanos.

Por que o Senado era o principal órgão da República Romana?

O poder do senado estava justamente na influência sobre a escolha destes cargos, que eram os mais importantes da república romana. Assim, o poder do senado estava em influenciar nas escolhas dos cargos que regiam tanto o mundo político, como a vida religiosa.

Quais eram os cargos romanos?

Os principais magistrados romanos eram o ditador, o censor, o cônsul, o pretor, o edil, o questor e o tribuno da plebe. O ditador era superior a todos os outros cargos e era acompanhado por 24 lictores.

Qual foi a principal característica da República Romana?

A república romana foi o período da Roma antiga que sucedeu o período da monarquia romana, tendo sido marcado por sua organização política: a república. Essa organização política consistia na forma de um governo sem a centralização do poder nas mãos de um só homem, contrário ao que ocorria antes, no período monárquico.

LEIA TAMBÉM:   Quanto tempo vive um gato de rua?

Qual era o principal órgão da República?

As instituições básicas da República eram o Senado, as Magistraturas e a Assembleia Centuriata. O Senado era o órgão principal de governo, composto pelos patrícios mais ilustres. Conduzia a política interna e externa.

Qual o órgão mais importante da República?

O Conselho da República foi instituído pelo artigo 89, da Constituição Federal de 1988 como sendo o “órgão superior de consulta do Presidente da República”, ou seja, o órgão máximo de aconselhamento do Presidente.

Quais eram as magistraturas e suas funções?

As magistraturas imperiais, nomeadas pelo imperador, foram reduzidas à condição de subordinadas civis e militares. No fundo, a magistratura foi uma instituição governativa da República Romana, com características administrativas, judiciais e militares que completava a atividade do Senado e do Povo.

Quem podia fazer parte do Senado?

O Senado Romano era formado por cerca de 300 pessoas, representando as mais ricas famílias de Roma. Havia sido criada durante o período monárquico romano a Cúria, ou Assembleia, formada por todos os cidadãos romanos em idade militar. Sua função era ratificar as leis apresentadas pelo rei e aprovadas pelo Senado.