Qual foi o primeiro Governador-geral E o que marcou seu governo?

Qual foi o primeiro Governador-geral E o que marcou seu governo?

A fim de consolidar o domínio português no litoral, a 7 de Janeiro de 1549 Tomé de Sousa foi nomeado como primeiro governador-geral do Brasil, recebendo Regimento para fundar, povoar e fortificar a cidade de Salvador, na capitania real da Bahia. Manteve-se no cargo até 1553, sucedido por Duarte da Costa.

Quais foram as ações do governo geral de Tomé de Souza *?

Tomé de Sousa foi o primeiro governador-geral do Brasil e o responsável por liderar a construção de Salvador. Em sua gestão, realizou a construção da cidade de Salvador, primeira capital do Brasil. Ficou marcado também como um fidalgo que prosperou ao participar de expedições e campanhas militares de Portugal.

O que é o Governo geral?

O Governo-Geral foi um modelo administrativo implantado pela Coroa de Portugal na América Portuguesa a partir de 1548. Seu objetivo era centralizar a administração da Colônia. O Governo-Geral foi criado por ordem do rei português D. João III em 1548.

LEIA TAMBÉM:   O que e embriao 5AA?

Quais eram as características do Governo geral?

O Governo Geral foi criado pelo rei português D. João III em 1548 e passou a funcionar no ano seguinte. Entre as principais características desse processo que visava a centralização do poder, a “cidade” escolhida como sede do Governo Geral foi a Bahia, ou melhor, a “Bahia de Todos os Santos” da época.

Qual a função de Tomé de Souza?

Uma vez que tinha fracassada a colonização do Brasil pelo método das capitanias hereditárias, a atuação se deveu a Tomé de Sousa que recebeu a função de nomear a capital recebendo regimento para fundar, povoar e fortificar a cidade de Salvador na capitania real da Bahia ficando no cargo até 1553.

O que foi o governo geral resumo?

O Governo-Geral foi um modelo administrativo implantado pela Coroa de Portugal na América Portuguesa a partir de 1548. Seu objetivo era centralizar a administração da Colônia. O objetivo do Governo-Geral era promover a centralização administrativa da Colônia como forma de torná-la mais lucrativa.

https://www.youtube.com/watch?v=mywg8GSQ-zE