Qual foi a reacao dos camponeses e dos proprietarios?

Qual foi a reação dos camponeses e dos proprietários?

As revoltas camponesas no século XIV foram reprimidas violentamente pelos senhores feudais. No século XIV, em decorrência da Peste Negra e da Guerra dos Cem Anos (França e Inglaterra), ocorreu uma diminuição da produção agrícola, que ocasionou a falta de alimentos e consequente fome por grande parte da Europa Feudal.

Como era a organização do sistema feudal?

Feudalismo foi um modo de organização social, político e cultural baseado no regime de servidão, onde o trabalhador rural era o servo do grande proprietário de terras, o senhor feudal. O feudalismo predominou na Europa durante toda a Idade Média (entre os séculos V e XV).

Como era a sociedade medieval?

A sociedade medieval. A sociedade medieval era hierarquizada; a mobilidade social era praticamente inexistente. Alguns historiadores costumam dividir essa sociedade em três ordens: a do clero; a dos guerreiros e a dos camponeses. Ao clero cabia cuidar da salvação espiritual de todos; aos guerreiros, zelar pela segurança; e aos servos,

LEIA TAMBÉM:   O que significa situacao regular do titulo?

Quais as principais reivindicações dos camponeses?

As principais reivindicações dos camponeses diziam respeito à luta contra a fome e às más condições de vida acentuadas durante a crise do século XIV.

Quais eram as obrigações dos servos em um feudo medieval?

Servos trabalhando em um feudo medieval. O limite de todas essas regras entre o senhor feudal e o servo era muito bem definido. Dentre as obrigações dos servos, estavam: a talha, imposto pago sobre a produção no manso servil; a corveia, trabalho compulsório nas reservas senhoriais;

Qual era a maior reivindicação da sociedade medieval?

A mais importante reivindicação era o questionamento quanto ao status quo vigente na sociedade medieval, ou seja, a divisão social em estamentos (o primeiro estamento formado pelo clero; o segundo estamento constituído pelos nobres; e a camada inferior era formada principalmente por camponeses).