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Qual foi a primeira indústria automobilística no Brasil?
A primeira a se estabelecer no país foi a Ford, em 1919, ano em que iniciou a montagem do seu Modelo T, o Ford “Bigode”. Já em 1925 foi a General Motors. Nesta década surgiu também a primeira rodovia asfaltada, a Rio-Petrópolis. Entre 1920 e 1939, no estado de São Paulo, o número de carros saltou de 5 mil para 43 mil.
Como os carros foram aprimorados?
O belga Étienne Lenoir construiu um automóvel com o motor de combustão interna a cerca de 1860, embora fosse propulsionado por gás de carvão. Em 1860, Lenoir construiu o Hippomobile, um veículo com motor de combustão interna a hidrogênio, que gerava seu próprio combustível através do processo de eletrólise.
Como começou a indústria automobilística?
Com a criação do GEIA (Grupo Executivo da Indústria Automobilística) a indústria automobilística que começava a surgir já possuía suas regulamentações. Com a Segunda Guerra, a produção industrial se focou muito mais para produção utensílios utilizados nela e comida.
Quando começou a indústria automotiva no Brasil?
A indústria automotiva está presente no Brasil desde o início do século XX, e passa a atuar de forma direta em território nacional a partir da década de 50 do mesmo século. O primeiro automóvel no Brasil foi um Peugeot, modelo francês importado de navio até a cidade de Santos, pelo jovem de 18 anos chamado Alberto Santos Dumont, em 1894.
Quais eram as metas da indústria automobilística brasileira?
Na época, a frota brasileira era de 800 mil veículos e existia uma enorme demanda por automóveis e caminhões. As metas de nacionalização da indústria automobilística eram ambiciosas. A fabricação local era um dos alicerces do governo JK. A promessa do progresso de 50 anos em cinco tinha a indústria e o transporte como dois pilares de sustentação.
Qual foi o ponto capital da indústria automobilística?
Outro ponto capital, não só no nascimento da indústria automobilística como na de outros setores foi a instalação da CSN – Companhia Siderúrgica Nacional, que possibilitou a manufatura em território brasileiro de chapas e barras de ferro e aço, matéria-prima de todo automóvel, bem como a fabricação de várias peças.