Qual exame detecta hemocromatose?

Qual exame detecta hemocromatose?

Os sintomas da hemocromatose são muito diversos e podem estar presentes em outros problemas clínicos também. Dessa forma, o diagnóstico é feito por exame de sangue, que mede os níveis de ferritina e saturação de ferro.

O que significa exame de hemocromatose?

Os exames são usados para diagnóstico da hemocromatose, para avaliar a função de órgãos e a gravidade da sobrecarga de ferro, e para monitorar a eficácia do tratamento. Saturação da transferrina — Mede a quantidade de ferro ligado à proteína transportadora transferrina.

Qual exame detecta ferro no sangue?

Hemograma O hemograma é o principal exame realizado para diagnosticar a anemia, sendo principalmente observado os níveis de hemoglobina.

Qual o valor normal do exame de ferro?

A dosagem de ferro é feito por meio da análise do sangue coletado em laboratório e valor normal pode variar de acordo com o método de diagnóstico utilizado, sendo normalmente: Crianças: 40 a 120 µg/dL. Homens: 65 a 175 µg/dL. Mulheres: 50 170 µg/dL.

LEIA TAMBÉM:   Como se escreve comecou?

Qual a causa da hemocromatose?

A hemocromatose pode acontecer como consequência de alterações genéticas ou ser consequência de doenças relacionadas com a destruição dos glóbulos vermelhos, o que promove a liberação de ferro no sangue. Assim, de acordo com a causa, a hemocromatose pode ser classificada em:

Como tratar a hemocromatose hereditária?

A hemocromatose hereditária não tem cura, no entanto, o tratamento pode ser feito como forma de diminuir os estoques de ferro no sangue e evitar o depósito nos órgãos.

Como a biópsia pode confirmar a hemocromatose?

Com os exames laboratoriais e de imagem e teste genético, raramente há a necessidade de biópsia para confirmar ou estadiar a hemocromatose fora de protocolos de pesquisa. Hoje a biópsia está restrita a casos onde há dúvida diagnóstica, como quando há suspeita de hepatite autoimune ou de esteato hepatite associadas.

Qual a função dos exames de imagem na hemocromatose?

Além da avaliação do fígado, coração, etc, os exames de imagem têm uma função importante na hemocromatose: medir o depósito do ferro nos órgãos. Como o ferro é um metal, é possível realizar exame de ressonância nuclear magnética com quantificação do ferro nos dois órgãos mais afetados, o fígado e o coração.