Qual era o papel do imperialismo ateniense em sua democracia?

Qual era o papel do imperialismo ateniense em sua democracia?

Mas o imperialismo de Atenas ofendeu o sentimento político grego, essencialmente favorável à independência de cada cidade-estado. E as consequências disso surgiriam na forma de uma guerra que dividiria a civilização grega.

Como era o exército de Atenas?

Atenas na Antiguidade era uma sociedade não militarista, em oposição a Esparta e se destacava das outras cidades gregas por ter adotado a democracia. Foi fundada no século VIII a.C. na região da Ática. Durante as Guerras Médicas Atenas comandou o exército Grego através da chamada Confederação de Delos.

Qual era a função dos Eupatridas?

Eupátridas: Eram os bem nascidos, membros da aristocracia ateniense, grandes proprietários de terras e escravos. Inicialmente, possuíam amplos poderes sobre o governo da pólis, mas depois de algumas reformas, em especial a de Sólon, o seu poder acabou se tornando mais limitado.

LEIA TAMBÉM:   Qual o impacto do consumo de alcool em relacao aos recursos naturais?

O que foi o imperialismo ateniense e de forma está relacionado as Guerras Médicas e do Peloponeso?

A rivalidade estabelecida contra Atenas instigou outras cidades-Estado como Corinto, Megara, Tebas e Esparta a se unirem contra o crescente imperialismo ateniense. O estopim da guerra aconteceu quando a colônia de Córcira se levantou contra a cidade de Corinto, que fazia parte da recém-criada Liga do Peloponeso.

Qual é a cultura de Atenas?

Atenas pode ser considerada como um centro cultural irradiador da estética, da filosofia e da arte para o mundo antigo. Importantes filósofos do período eram atenienses, como Sócrates. Atenas foi, portanto, um centro artístico, econômico, intelectual e cultural da Grécia Antiga.

Como era o governo em Esparta e Atenas?

No que diz respeito às instituições políticas, depois da adoção dos regimes monárquico e aristocrático, em Atenas criou-se uma forma de governo democrática. Já em Esparta, as questões políticas eram de obrigação de um conjunto de 28 homens, maiores de 60 anos, que formavam a Gerúsia.