Qual e o tributo cobrado pelo poder publico?

Qual é o tributo cobrado pelo poder público?

→ Provento – ganho, lucro, proveito, rendimento. → Taxa – é o tributo cobrado pelo Poder Público a título de indenização pela produção e oferecimento “de serviço público específico e divisível prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição”.

Quais são os impostos cobrados?

Mas se você pensar, sem a cobrança de impostos nenhum país no mundo conseguiria devolver serviços e benefícios para população. É como se você estivesse investindo no governo para que ele possa cuidar dos seus serviços básicos (saúde, educação, segurança, moradia, transporte público). Quais são os impostos cobrados? Imposto sobre Importação (II).

Qual é o tributo obrigatório?

O Imposto é um tributo obrigatório cobrado pelo governo. Isso quer dizer que é um valor que você paga e contribui para custear as despesas administrativas do Estado. O não pagamento pode gerar multas e até punição legal.

Por que o dinheiro que usamos para pagar os impostos?

Segundo o site da Receita Federal, o dinheiro que usamos para pagar os impostos é utilizado diretamente pelo Governo Federal. Parte considerável deles retorna aos Estados e municípios para ser aplicada em suas administrações.

Quem é responsável pelo recolhimento de impostos?

A União é responsável pelo recolhimento e pela destinação de cada um dos seguintes impostos: 1 – Imposto sobre Renda e Proventos de Qualquer Natureza (IR) O que é – O famoso Imposto de Renda.

Será que os impostos vão para uma conta única?

Resumindo, todos os impostos vão para uma conta única, tudo que é arrecadado é somado como receita do governo e depois de feita a divisão dos valores entre União, Estados e Municípios, conforme estabelecido na Constituição Federal, não há mais distinção de valores que são provenientes de IPVA ou de IRPF, por exemplo.

Qual é o sujeito passivo de uma obrigação tributária?

→ Contribuinte – é o sujeito passivo de uma obrigação tributária. Toda pessoa – física ou jurídica – que paga tributo aos cofres públicos, quer seja da União, dos Estados, dos Municípios e/ou do Distrito Federal.

Por que os impostos devem ser quitados?

Por serem obrigatórios, os impostos precisam ser quitados dentro das datas de vencimento ou renegociados. Entre as principais consequências para quem não paga os impostos obrigatórios diretos estão as multas. O valor pode ser atualizado conforme juros mora, taxas ou tarifas adicionais e ainda multas.