Qual e o tipo de ciclo de vida das pteridofitas?

Qual é o tipo de ciclo de vida das pteridófitas?

→ Ciclo de vida das pteridófitas As pteridófitas podem reproduzir-se de maneira assexuada e sexuada. Na forma sexuada, observamos um ciclo com alternância de gerações, ou seja, um ciclo que apresenta uma fase de gametófito (que produz gametas) e uma fase de esporófito (que produz esporos).

Qual é o ciclo de vida de uma samambaia?

O ciclo de vida das samambaias é consideravelmente distinto do de outras plantas, possuindo alternância de gerações entre um esporófito diploide e um gametófito haploide. O ovo fertilizado forma o zigoto (2n) de um novo esporófito (formando uma nova samambaia).

Qual a principal diferença no ciclo de vida das briófitas para o ciclo de vida das pteridófitas gimnospermas e angiospermas?

Basicamente, há duas diferenças principais: a fase do ciclo de vida dominante em cada uma e a presença ou não de vasos condutores de seiva. A outra grande diferença entre os grupos se refere aos vasos condutores de seiva.

LEIA TAMBÉM:   Qual a diferenca entre ligacões em serie e em paralelo?

Quais seriam as principais características das pteridófitas?

As pteridófitas são um grupo de plantas que apresentam vasos condutores e não possuem sementes. As pteridófitas possuem tecidos especializados, apresentando sistema dérmico, vascular e o fundamental. Diferentemente das briófitas, as pteridófitas apresentam estruturas como raízes, caules e folhas.

Qual é a fase duradoura do ciclo de vida das pteridófitas?

Mas nas briófitas, o gametófito é a fase duradoura e os esporófitos, a fase passageira. Nas pteridófitas ocorre o contrário: o gametófito é passageiro – morre após a produção de gametas e a ocorrência da fecundação – e o esporófito é duradouro, pois se mantém vivo após a produção de esporos.

Qual é a origem da planta samambaia?

As fetas ou samambaias apareceram pela primeira vez em fósseis do Período Carbonífero. Por volta do Triássico surgiram os primeiros fósseis com características de espécies modernas. A grande expansão das samambaias ocorreu no final do período Cretáceo, quando muitas das famílias atuais de fetas surgiram.

Em que região das pteridófitas são produzidos os gametas?

Os anterozoides flagelados (gametas masculinos) são produzidos nos anterídios, enquanto a oosfera (gameta feminino) é produzida nos arquegônios. As pteridófitas são plantas que necessitam de água para sua fecundação, pois os gametas masculinos necessitam nadar até o gameta feminino.

LEIA TAMBÉM:   Como se forma a plataforma continental?

Quais as diferenças no ciclo de vida das pteridófitas gimnospermas e angiospermas?

As plantas são divididas em briófitas (as mais simples, sem vasos condutores de seiva), pteridófitas (já têm vasos condutores de seiva, mas não têm flor nem semente), gimnospermas (que têm sementes não revestidas, como o pinhão, do pinheiro do Paraná), e as angiospermas (plantas com sementes revestidas em frutos e que …

Qual é a principal diferença entre o ciclo de vida das briófitas e das demais plantas?

→ Diferenças entre o ciclo das briófitas e o das pteridófitas. As pteridófitas e as briófitas apresentam ciclos de vida com algumas semelhanças e diferenças. Briófitas possuem o gametófito como geração dominante, diferentemente das pteridófitas, que possuem os esporófitos como geração dominante.

Quais são as características de angiospermas?

Características das angiospermas são vascularizadas; têm raiz, caule e folhas; têm sementes (que são óvulos fecundados e desenvolvidos); têm frutos (estrutura que envolve e protege a semente, além de ser o ovário desenvolvido da planta);