Qual e o tema central do Sermao da Sexagesima?

Qual é o tema central do Sermão da Sexagésima?

O tema do Sermão da Sexagésima é a ―Parábola do semeador‖, tirada do Evangelho segundo São Lucas: Semen est verbum Dei. Neste sermão, o Padre Vieira usa de uma metáfora: pregar é como semear.

Qual a ideologia defendida pelo Padre Antônio Vieira e por que ela é tão indispensável e precisa para o contexto social do Brasil do século XVII?

O religioso fez parte da Companhia de Jesus e defendia, além dos indígenas, a liberdade dos judeus, perseguidos na época pela Inquisição da Igreja Católica. O “Sermão de Santo Antônio aos Peixes” e o “Sermão da Sexagésima” são dois sermões conhecidos da obra de Vieira.

LEIA TAMBÉM:   O que significa quando pensamos em uma pessoa e ela aparece?

Qual a linha de pensamento usado pelo Padre Antônio Vieira?

Vieira pode ser considerado um expoente da prosa do movimento barroco em língua portuguesa. Seus sermões são escritos de maneira imagética, lançando mão de metáforas, sinonímias, hipérboles, apóstrofes e jogos de linguagem.

Por que podemos afirmar que o pé Antônio Vieira era conceptista?

Escreveu cerca de duzentos sermões em estilo conceptista, isto é, que privilegia a retórica e o encadeamento lógico de ideias e conceitos. Estão formalmente divididos em três partes: Intróito ou Exórdio: a apresentação, introdução do assunto. Desenvolvimento ou argumento: defesa de uma ideia com base na argumentação.

O que significa Sermão da Sexagésima?

O Sermão da Sexagésima é uma obra religiosa e literária de autoria do Padre Antônio Vieira. Nele, Vieira usa de uma metáfora: pregar é semear. O tema, ou seja, o conceito predicável, do sermão é extraído, como regra, da passagem bíblica definida pelo calendário litúrgico: Semen est verbum Dei (S.

De quem é o discurso Sermão da Sexagésima?

LEIA TAMBÉM:   O que se faz em Engenharia de Controle e Automacao?

Pe. Antônio Vieira
Proferido na Capela Real de Lisboa em 1655, o “Sermão da Sexagésima” é um dos mais importantes sermões de Pe. Antônio Vieira.

Qual era o estilo dos seus sermões?

Os sermões do Padre Antônio Vieira fazem parte do Barroco e apresentam características como: culto ao contraste, rebuscamento da linguagem, além do uso de antíteses e paradoxos.

Qual a forma e o estilo privilegiados pelo Padre Antônio Vieira?

Qual a forma e o estilo privilegiados pelo Padre Vieira? A forma em prosa, típica dos sermões, que são destinados ao púbico que assiste às missas, e o estilo conceptista.

Quais são os gêneros pertencentes a obra de Padre Antônio Vieira *?

Quais são os gêneros pertencentes à obra de Padre Antônio Vieira? Profecias, cartas e sermões. Profecias, textos épicos e músicas.

O que defendia o Padre Antônio Vieira?

Antônio Vieira defendia os direitos de judeus e cristãos novos e pregava a volta deles para Portugal, país católico que os expulsara, uma vez que a maioria era comerciante o que estimularia o comércio naquele país. Assim se criou a Companhia Geral do Comércio do Brasil (1649).

LEIA TAMBÉM:   Quais sao os efeitos juridicos que o negocio juridico pode gerar?

Como a linguagem de pé Antônio Vieira pode ser caracterizada?

Porque o Sermão pode ser considerado Barroco?

Os sermões constituem o principal da obra de Vieira. Eles trazem a essência do estilo barroco: a tentativa de promover uma síntese entre matéria e espírito. Nos sermões, Vieira busca cativar o ouvinte despertando sua consciência e convidando-o a pensar e agir.