Qual e o rendimento de uma obrigacao?

Qual é o rendimento de uma obrigação?

O rendimento apresenta o retorno que recebe com uma obrigação. A versão mais simples do rendimento é calculada utilizando a seguinte fórmula: rendimento = valor do cupão/preço. Quando compra uma obrigação pelo seu valor nominal, o rendimento é igual à taxa de juro.

Será que o preço de uma obrigação muda?

Na verdade, muitos novos investidores ficam surpresos ao perceber que o preço de uma obrigação muda numa base diária, como o preço de qualquer outro valor negociado na bolsa. É verdade que se mantiver uma obrigação até terminar o seu prazo de vencimento, garante que recebe o capital de volta.

Qual a duração da obrigação?

A duração distingue-se da maturidade de obrigação, na medida em que esta última se refere ao momento em que a obrigação é reembolsada e extinta; a duração considera todos os fluxos gerados pela obrigação (capital e juros), bem como o momento em que estes são gerados, resultando na vida média ponderada, pelo peso de cada fluxo no valor da obrigação.

LEIA TAMBÉM:   O que e formiga carpinteira?

Como a obrigação pode ser vendida?

Uma obrigação pode ser vendida a qualquer momento no mercado, onde o preço pode variar – por vezes dramaticamente. Mas já vemos como os preços mudam. Primeiro vamos conhecer o conceito de rendimento.

Qual é a taxa de rendimento até à maturidade?

Taxa de rendimento até à maturidade (yield to maturity – YTM) é a taxa interna de rentabilidade da obrigação, ou seja, é a taxa tal que o valor actualizado dos cash-flows futuros da obrigação é igual ao preço da obrigação.

Qual a relação entre taxa de rentabilidade e maturidade?

Por outras palavras, os mercados das diferentes maturidades são mercados completamente independentes, não havendo qualquer substitubilidade entre obrigações com maturidades distintas. A relação entre taxas de rentabilidade e maturidade vai depender da procura e da oferta em cada um dos mercados.