Qual e o problema do aterro sanitario?

Qual é o problema do aterro sanitário?

Impactos no meio físico A decomposição da matéria orgânica existente na massa de resíduos descartados no aterro sanitário produz uma quantidade significativa de chorume e biogás, rico em metano (CH4). Ao se infiltrar no solo, o chorume causa a poluição dos lençóis freáticos e aquíferos subterrâneos.

Qual a função do aterro sanitário?

Aterro sanitário é o local onde é destinado os resíduos sólidos gerados pelos moradores das cidades. Aterro sanitário é uma espécie de depósito onde são descartados resíduos sólidos provenientes de residências, indústrias, hospitais e construções.

Qual é a desvantagem do aterro controlado?

Contaminação das águas subterrâneas com a penetração do chorume no solo; Mau cheiro; Emissão de gases do efeito estufa, responsáveis pela intensificação do aquecimento global; Aumento do número de incêndios causados pelos gases que são gerados a partir da decomposição dos resíduos depositados nos aterros controlados.

LEIA TAMBÉM:   O que e um sistema WMS no armazenamento?

Quais impactos ambientais podem ocorrer se os aterros sanitários não forem feitos de forma correta?

Se o aterro não for instalado e mantido de forma adequada à decomposição da matéria orgânica existente na massa de resíduos descartados produz uma quantidade significativa de chorume e biogás. O chorume e o biogás não tratado contamina o meio ambiente.

Porque o aterro sanitário é melhor que o lixão?

Os aterros sanitários também possuem um sistema de drenagem de gases. Além disso, a administração de um aterro sanitário prevê a cobertura diária do lixo acumulado, evitando a proliferação de contaminantes, mau cheiro e poluição visual. Nos lixões, os resíduos ficam expostos a céu aberto.

Como é o aterro sanitário?

A base do aterro sanitário deve ser constituída por um sistema de drenagem de chorume acima de uma camada impermeável de polietileno de alta densidade – P.E.A.D., sobre uma camada de solo compactado para evitar o vazamento de material líquido para o solo, evitando assim a contaminação de lençóis freáticos.

Como é feito o aterro sanitário?

  1. O aterro começa com a escavação de um grande buraco.
  2. Tratores compactam a terra do fundo do buraco.
  3. Para drenar o percolado (líquido que sai do lixo misturado à água da chuva) a cada 20 metros são instaladas calhas de concreto, que levam a mistura nojenta até a lagoa de acumulação.
LEIA TAMBÉM:   O que e consultoria Agronomica?

Qual é a vantagem e desvantagem do aterro controlado?

A grande vantagem do aterro controlado de lixo é, justamente, o fato de promover uma recirculação do chorume que é produzido: sua coleta é levada para cima dos resíduos, o que promove, por exemplo, uma diminuição da sua absorção pela terra.

Como é feito o descarte do aterro controlado?

No final do dia é feito o aterramento desses resíduos, geralmente com argila e grama. No aterro controlado não é realizado nenhum tratamento do lixo descartado. A forma mais adequada de disposição de resíduos, e determinada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos é o aterro sanitário.

Quais as medidas utilizadas para que o impacto ambiental causado pelo aterro seja menor possível?

O aterro deve seguir princípios da engenharia para confinar os resíduos em uma menor área possível e reduzir o volume ao máximo possível. Depois devem se colocado uma camada de terra por cima na conclusão de cada trabalho.

Qual é o melhor aterro sanitário ou lixão?

Atualmente, a melhor solução é o Aterro Sanitário. Alguns municípios adotam o Aterro Controlado e outros ainda utilizam lixões a céu aberto. Existem diferenças entre esses 03 modelos, quanto a riscos ambientais e saúde pública.

LEIA TAMBÉM:   Onde que os papagaio mora?

Qual a diferença de aterro sanitário para o lixão?

Ao contrário dos aterros sanitários, os lixões são a forma inadequada de dispor os resíduos sólidos urbanos sobre o solo. Nesses locais, não há nenhuma impermeabilização, sistema de drenagem de lixiviados e gases e cobertura diária do lixo, além de serem, muitas vezes, locais clandestinos.