Qual e o principal objetivo das diretrizes curriculares para educacao infantil?

Qual é o principal objetivo das diretrizes curriculares para educação infantil?

A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter como objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à …

Como deve ser a avaliação dos alunos com necessidades educacionais especiais?

Dicas de como avaliar alunos com deficiência

  1. Estabeleça um ambiente de confiança.
  2. Divida o conteúdo e a avaliação em pequenas partes.
  3. Revise o conteúdo antes da avaliação.
  4. Adote diferentes formas de avaliar os alunos.
  5. Trabalhe com estratégias diferentes para cada tipo de deficiência.
  6. Ajude com a avaliação, caso necessário.

Como pode ocorrer a inclusão dos alunos portadores de necessidades especiais?

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A política de inclusão de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino não consiste apenas na permanência física desses alunos junto aos demais educandos, mas representa a ousadia de rever concepções e paradigmas, bem como desenvolver o potencial dessas pessoas, respeitando suas …

Qual o objetivo das Diretrizes Curriculares Nacionais para educação especial?

Dispõe sobre o apoio às pessoas com deficiências, sua integração social, assegurando o pleno exercício de seus direitos individuais e sociais.

Como é realizada a avaliação na educação especial?

A avaliação deve ser feita de acordo com as potencialidades e os conhecimentos adquiridos pelo aluno. Dessa forma, é possível descobrir quais são suas habilidades e dificuldades e definir se os instrumentos que usados estão de acordo com as respostas que o aluno pode dar.

Como podemos incluir os colegas com necessidades especiais?

Quais adaptações são necessárias para receber alunos com necessidades especiais?

  1. Preparo do corpo docente.
  2. Adaptação do projeto pedagógico.
  3. Uso da tecnologia.
  4. Medição do desempenho.
  5. Conhecer o estudante de forma integral.
  6. Fomentar um ambiente de cooperação e livre de preconceitos.
  7. Parceria entre escola e família.
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Quais são as diretrizes da educação especial?

A Resolução n° 2/2001, aprovada pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, coloca para os sistemas de ensino o desafio de se organizar para incluir os alunos e atender suas necessidades educacionais especiais.

Como deve ser o currículo na educação especial?

Segundo os Parâmetros Curriculares para a educação inclusiva (1998), o currículo é construído a partir do projeto pedagógico da escola e deve viabilizar a operacionalização do mesmo, orientando as atividades educativas, as formas de executá-las e definindo as suas finalidades.