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Qual é o principal objetivo das diretrizes curriculares para educação infantil?
A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter como objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à …
Como deve ser a avaliação dos alunos com necessidades educacionais especiais?
Dicas de como avaliar alunos com deficiência
- Estabeleça um ambiente de confiança.
- Divida o conteúdo e a avaliação em pequenas partes.
- Revise o conteúdo antes da avaliação.
- Adote diferentes formas de avaliar os alunos.
- Trabalhe com estratégias diferentes para cada tipo de deficiência.
- Ajude com a avaliação, caso necessário.
Como pode ocorrer a inclusão dos alunos portadores de necessidades especiais?
A política de inclusão de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino não consiste apenas na permanência física desses alunos junto aos demais educandos, mas representa a ousadia de rever concepções e paradigmas, bem como desenvolver o potencial dessas pessoas, respeitando suas …
Qual o objetivo das Diretrizes Curriculares Nacionais para educação especial?
Dispõe sobre o apoio às pessoas com deficiências, sua integração social, assegurando o pleno exercício de seus direitos individuais e sociais.
Como é realizada a avaliação na educação especial?
A avaliação deve ser feita de acordo com as potencialidades e os conhecimentos adquiridos pelo aluno. Dessa forma, é possível descobrir quais são suas habilidades e dificuldades e definir se os instrumentos que usados estão de acordo com as respostas que o aluno pode dar.
Como podemos incluir os colegas com necessidades especiais?
Quais adaptações são necessárias para receber alunos com necessidades especiais?
- Preparo do corpo docente.
- Adaptação do projeto pedagógico.
- Uso da tecnologia.
- Medição do desempenho.
- Conhecer o estudante de forma integral.
- Fomentar um ambiente de cooperação e livre de preconceitos.
- Parceria entre escola e família.
Quais são as diretrizes da educação especial?
A Resolução n° 2/2001, aprovada pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, coloca para os sistemas de ensino o desafio de se organizar para incluir os alunos e atender suas necessidades educacionais especiais.
Como deve ser o currículo na educação especial?
Segundo os Parâmetros Curriculares para a educação inclusiva (1998), o currículo é construído a partir do projeto pedagógico da escola e deve viabilizar a operacionalização do mesmo, orientando as atividades educativas, as formas de executá-las e definindo as suas finalidades.