Qual e o principal motivo de ocorrer a gravidez na adolescencia?

Qual é o principal motivo de ocorrer a gravidez na adolescência?

Segundo a coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Vanessa Vieira, a gravidez na adolescência é um problema de saúde pública. “Os riscos à saúde da mãe e bebê são muitos, como prematuridade, anemia, aborto espontâneo, eclâmpsia, depressão pós-parto, entre outros”, completa.

Qual idade é considerada a gravidez na adolescência?

Esse período — que ocorre em meninas entre os 8 e 13 anos de idade e em meninos entre 9 e 14 anos — é marcado por alterações corporais que levam a pessoa à maturação sexual e, assim, à capacidade de reprodução. É possível notar não só o desenvolvimento físico, mas também social e mental.

LEIA TAMBÉM:   O que e custo direto e custo indireto de fabricacao?

Qual a razão para considerar que a gravidez na adolescência seja uma gravidez de risco?

A maternidade na adolescência traz alguns fatores considerados de risco. Dentre esses, destaca-se o vínculo mãe/bebê inadequado, como talvez o maior problema. O uso de drogas e a depressão materna dificultam a formação do vínculo, acarretando falta de estímulos à criança e falta de cuidados pós-natais.

Como você vê a gravidez na adolescência?

A gravidez na adolescência pode trazer consequências emocionais, sociais e econômicas para a saúde da mãe e do filho. A maioria das adolescentes que engravida abandona os estudos para cuidar do filho, o que aumenta os riscos de desemprego e dependência econômica dos familiares.

O que é gravidez na adolescência?

Denomina-se gravidez na adolescência a gestação ocorrida em jovens de até 21 anos que encontram-se, portanto, em pleno desenvolvimento dessa fase da vida – a adolescência.

Como você avalia a gravidez na adolescência?

A gestação na adolescência é considerada uma situação de risco biológico tanto para as adolescentes como para os recém-nascidos. Alguns autores observam que características fisiológicas e psicológicas da adolescência fariam com que uma gestação nesse período se caracterizasse como uma gestação de risco.

LEIA TAMBÉM:   O que a droga?

Qual é a porcentagem é como os jovens encaram a gravidez na adolescência?

Dados do Ministério da Saúde (2002) também indicaram que, nessa faixa etária (adolescência), a proporção de gravidez é de 23,5\%. Nas meninas com idade inferior a 15 anos, este valor é de 0,9\% e para aquelas entre os 15 e os 19 anos, 22,6\%.

O que falar sobre gravidez na adolescência?

A gravidez na adolescência é um problema de saúde pública devido aos riscos à saúde da mãe e do bebê, tais como prematuridade, anemia, aborto espontâneo, eclâmpsia, depressão pós-parto e outros, além de agravar problemas socioeconômicos já existentes.

Quais são os riscos na gravidez na adolescência?

“Na gravidez precoce tem-se o risco de doenças hipertensivas. O feto também corre o risco de nascer prematuro e com complicações como má-formação do pulmão. Por isso, falamos da importância de uma gravidez planejada”, afirma ainda o médico.

Quais são as alterações fisiológicas decorrentes da gravidez na adolescência?

Algumas complicações como tentativas de abortamento, anemia, desnutrição, sobrepeso, hipertensão, (pré)eclampsia, desproporção céfalo-pélvica, hipertensão e depressão pós-parto estão associadas à experiência de gravidez na adolescência (Belarmino, Moura, Oliveira, & Freitas, 2009; Freitas & Botega, 2002; Furlan e cols. …

LEIA TAMBÉM:   Como ativar o 3D Secure MasterCard?

Qual o impacto da gravidez na adolescência?

Independentemente de ser planejada ou não, a gravidez precoce aumentará o risco de morte materna e infantil, bem como o risco de parto prematuro, anemia, aborto espontâneo, eclâmpsia e depressão pós-parto.

Quais são os impactos da gravidez na adolescência?

Independentemente de ser ou não desejada, a gravidez precoce pode elevar o risco de morte da mãe e do bebê, acarretando ainda riscos de prematuridade, anemia, aborto espontâneo, eclampsia, depressão pós- parto, entre outros.

O que precisa para diminuir a gravidez na adolescência?

A forma mais segura de evitar a gravidez é utilizando algum método contraceptivo, como os que citamos a seguir:

  1. Camisinha: Usar sempre uma nova para cada ejaculação;
  2. Espermicida: Deve ser pulverizado na vagina antes do contato íntimo e deve ser sempre utilizado em conjunto com a camisinha;