Qual e o poder do Juiz Federal?

Qual é o poder do Juiz Federal?

Ao Juiz Federal cabe a responsabilidade de julgar os assuntos e demandas que dizem respeito à União, as entidades autárquicas e as empresas públicas federais.

Quais são os órgãos responsáveis pelo funcionamento do Poder Judiciário?

Constituição Federal, no artigo 92, estabelece os órgãos do Poder Judiciário:

  • Supremo Tribunal Federal (STF)
  • Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
  • Superior Tribunal de Justiça (STJ)
  • Justiça Federal.
  • Justiça do Trabalho.
  • Justiça Eleitoral.
  • Justiça Militar.
  • Justiça Estadual.

Qual o papel do Judiciário tem no Brasil?

O Poder Judiciário é o órgão que possui a função de administrar a lei e a justiça perante a sociedade.

Onde o juiz federal trabalha?

No Distrito Federal, por exemplo, um juiz do TJDFT recebe R$ 32.004,65, segundo o portal da transparência. O profissional pode atuar no Supremo Tribunal Federal, Tribunal Federal de Recursos, Conselho Nacional da Magistratura, Tribunais Militares, Eleitorais, Estaduais e outros.

Qual a diferença entre um juiz federal e estadual?

Nesse ramo do Judiciário atua o Juiz de Direito. Assim, a diferença básica entre ambos é que este está vinculado a um Tribunal de Justiça, estadual, e tem competência distinta do Juiz Federal, vinculado a um dos cinco Tribunais Regionais Federais.

LEIA TAMBÉM:   Quantas horas o estagiario pode sair em semana de prova?

Quem indica os Ministros do CNJ?

Cabe ao presidente da República indicar ao Senado os nomes dos futuros ministros, a partir das listas oferecidas pelo tribunal.

Quem indica para o CNJ?

As indicações devem ser aprovadas pelo plenário do Senado Federal, após sabatina pela Comissão de Constituição e Justiça.

É um órgão do Poder Judiciário?

O artigo 92 da Constituição descreve os órgãos do Poder Judiciário, que se divide em: STF, Conselho Nacional de Justiça, STJ, TST, TRF e Juízes Federais, Tribunais e Juízes do Trabalho, Tribunais e Juízes Eleitorais, Tribunais e Juízes Militares, Tribunais e Juízes dos Estados e do Distrito Federal e Territórios.

Qual é o papel do Poder Judiciário em nossa sociedade?

A função do Judiciário é garantir e defender os direitos individuais, ou seja, promover a justiça, resolvendo todos os conflitos que possam surgir na vida em sociedade. As responsabilidades e a estrutura desse poder são determinadas pela principal lei do país, a Constituição Federal.