Qual e o papel de um consulado?

Qual é o papel de um consulado?

Assim sendo, os consulados tratam, principalmente, dos casos envolvendo cidadãos brasileiros no exterior, como repatriações, prisões, hospitalizações, mas também prestam serviços tanto a brasileiros quanto a estrangeiros, como a emissão de vistos, legalização de documentos, emissão de passaportes, entre outras funções.

O que é um agente consular?

Modernamente, recebe o título de cônsul o funcionário de um Estado responsável, em país estrangeiro, pela proteção dos interesses dos indivíduos e empresas que sejam nacionais daquele Estado. O papel do cônsul é regulado, no plano internacional, pela Convenção de Viena sobre Relações Consulares, de 1963.

Para que serve o consulado americano?

O engajamento em educação e cultura da Embaixada e os Consulados dos EUA no Brasil serve a dois propósitos: apoiar os objetivos de política externa dos EUA e encorajar as relações interpessoais entre americanos e brasileiros.

O que fazer num consulado?

entrada no território brasileiros para cidadãos estrangeiros; d) agir na qualidade de notário e oficial do registro civil, realizando. emitindode procurações, atestados e outros atos. e) efetuar a matrícula consular; Serviço Militar; g) permitir o exercício do direito de voto do cidadão e outros serviços que a …

LEIA TAMBÉM:   Por que existe o risco de um apagao?

Qual a diferença entre agente diplomático e consular?

Enquanto que os agentes diplomáticos, cujo chefe é o Embaixador, cuidam da nobre missão de representação do Estado no que tange às questões públicas e políticas no exterior, os membros do corpo consular patrocinam os interesses privados dos seus respectivos nacionais.

O que é autorização consular?

A Autorização de Retorno ao Brasil é o documento de viagem concedido pelas Repartições Consulares a nacionais brasileiros (e estrangeiros residentes no Brasil) que, estando no exterior e necessitando regressar ao território nacional, não preencham os requisitos para a obtenção de passaporte.