Qual e o papel da psicologia no combate as violencias de genero e de outras formas de violencia e opressao?

Qual é o papel da psicologia no combate às violências de gênero e de outras formas de violência e opressão?

O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

Qual o papel do psicólogo na violência contra mulher?

O psicólogo, é de fato um profissional muito importante para o atendimento psicológico desta mulher vítima de violência doméstica e independente de qual abordagem ou procedimento usará para seu atendimento, é necessário inicialmente criar uma interação terapêutica com a vítima, fazendo com que a mesma sinta-se segura e …

Qual o papel do psicólogo frente as diferentes formas de violência?

O profissional deve ter o conhecimento do território, do estilo de vida dos usuários, mapear a rede de serviços local que atende crianças e adolescentes em situação de violência, para garantir o acesso, o cuidado e a proteção social a esse grupo (CERVINO, 2012).

LEIA TAMBÉM:   Qual e a historia do Cyborg?

Como poderão os profissionais do Direito e da Psicologia atenderem tratarem e encaminharem os casos de violência de gênero?

No caso da intervenção profissional em casos de violência doméstica contra a mulher, o trabalho do psicólogo está vinculado à intervenção da justiça e, portanto, não se limita ao consultório privado, sendo feito em um ambiente diferenciado com intervenções individuais ou grupais de caráter socioeducativos.

Qual a relação entre desigualdade de gênero e violência de?

De acordo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em estudo divulgado em 2013, mais de 35\% das mulheres do mundo já experimentaram tanto violência física e/ou sexual partindo dos parceiros íntimos ou violência sexual de não-parceiros.

Como a psicologia pode ajudar no feminismo?

O feminismo busca a igualdade de gênero na sociedade há anos e a Psicologia, de acordo com seu Código de Ética, fundamenta seu trabalho de modo a ampliar a autonomia, a liberdade e a dignidade de cada indivíduo, trabalhando para extinguir todas as formas de exclusão e discriminação.

O trabalho profissional do psicólogo deve ser definido em função das circunstâncias concretas da população a que deve atender. Aceitar a conscientização como horizonte não exige tanto mudar o campo de trabalho, mas a perspectiva teórica e prática a partir da qual se trabalha.