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Qual é o papel da Defesa Civil em caso de desastre?
Tem o objetivo de reduzir os riscos e os danos sofridos pela população em caso de desastres. Atua antes, durante e depois de desastres por meio de ações distintas e inter-relacionadas: Prevenção; Mitigação; Resposta; Recuperação.
O que é o Cenad?
Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres – CENAD.
O que é Compdec?
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) é o órgão responsável pela gestão das ações de proteção e de defesa civil no âmbito do município.
O que compoe a Defesa Civil?
A Defesa Civil é um colegiado formado por representantes de diversos órgãos, empresas e pessoas que agem em situações de emergência. Decreto Federal Nº 5.376 de 17 de fevereiro de 2005 – Cria o Sistema Nacional de Defesa Cvil – SINDEC e o Conselho Nacional de defesa Civil – CONDEC – para atender o art.
Quais são as cinco ações da Defesa Civil para proteção?
Como citado anteriormente, as ações de proteção e defesa civil compreendem cinco aspectos: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. A gestão de desastre compreende o planejamento, a coordenação e a execução das ações de resposta e de recuperação.
Quando e em que situação eu devo procurar a Defesa Civil?
Quando chamar a Defesa Civil
- Graves desastres com vítimas e desabrigados;
- Acidentes rodoviários, ferroviários, metroviários, envolvendo grande número de pessoas;
- Inundações;
- Grandes incêndios, com vítimas;
Como autenticar documentos pelo e-notariado?
Para fazer a autenticação online, é preciso tirar um certificado digital, que pode ser obtido em um tabelionato de notas credenciado como Autoridade Notarial.
Como autenticar documentos no Cenad?
ACESSO
- Acesse www.e-notariado.org.br ou cenad.e-notariado.org.br no navegador e faça seu login utilizando seu certificado digital.
- Após o login no sistema, acesse a opção CENAD no menu CNB Online.
- Serão apresentadas as funcionalidades da CENAD.
- Para autenticar um documento, clique em Autenticar.
Como criar Compdec?
Na sequencia apresentamos um passo a passo para criação da COMPDEC do seu Município: 1º PASSO Primeiramente montar um projeto de lei para criação da Coordenadoria e encaminhá-lo, após assinado pelo Prefeito para a Câmara dos Vereadores, para fins de avaliação, poderá realizar através de mensagem ou ofício.
Quais as etapas para a criação de um órgão de defesa civil no município?
- Mensagem à Câmara Municipal encaminhando o Projeto de Lei de criação da COMDEC.
- Projeto de Lei de criação da COMDEC.
- Decreto de Regulamentação da Lei que cria a COMDEC.
- Portaria de Nomeação dos membros da COMDEC.
- Portaria de Nomeação dos membros do Conselho Municipal de Defesa Civil.
Quem faz parte da Defesa Civil?
O papel da Defesa Civil é coordenar o trabalho de diversos órgãos do governo e da sociedade responsáveis pela resposta e prevenção de catástrofes. Corpos de bombeiros, batalhões da polícia militar, serviços de emergência: todos seguem as orientações da Defesa Civil para atender a população nessas tragédias.
Quem é responsável pela Defesa Civil?
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), representante do órgão central do SINPDEC, é o órgão responsável por coordenar as ações de proteção e defesa civil em todo o território nacional. Sua atuação tem o objetivo de reduzir os riscos de desastres.