Qual e o objetivo do agrotoxico?

Qual é o objetivo do agrotóxico?

Os agrotóxicos são substâncias que possuem um papel importante no que se refere ao combate a pragas e doenças que assolam a agricultura, além de combater vetores de transmissão de diversas doenças de importância à saúde pública.

Qual a função dos pesticidas?

Os pesticidas são aplicações químicas comumente usadas na agricultura. Esses produtos químicos servem para destruir agentes indesejados, como fungos, ervas daninhas e insetos que poderiam destruir as lavouras.

Quais são os impactos ambientais do agrotóxico?

O uso indiscriminado de agrotóxicos pode levar à contaminação da água e do solo e causar efeitos drásticos em espécies não alvo, afetando a biodiversidade, as redes alimentares e os ecossistemas aquáticos e terrestres.

Quais são os benefícios do uso do agrotóxico?

Os agropecuaristas utilizam os agrotóxicos a fim de controlar e combater possíveis pragas e doenças que atacam as plantações, pois esses possuem a capacidade de agir sobre a atividade biológica dos seres vivos. Esse controle garante, de certo modo, a produtividade das produções agrícolas, evitando prejuízos.

LEIA TAMBÉM:   Como saber se sou alergica a tintura de cabelo?

Como surgiu os pesticidas?

O primeiro pesticida conhecido foi o enxofre. Por volta do Século XV, começaram a serem utilizados elementos químicos tóxicos como o arsênio e o mercúrio no combate a pragas em colheitas. No Século XVII, o sulfato de nicotina foi extraído das folhas de tabaco para ser usado como pesticida.

Quais são os benefícios e malefícios do uso de agrotóxicos?

Quais as vantagens e desvantagens dos agrotóxicos?

  • Vantagem: Controle de doenças e pragas, contribuindo para o aumento da produtividade dos produtos cultivados;
  • Desvantagem: Causam desequilíbrio ambiental e o desenvolvimento de diversas doenças.

Quais as vantagens e desvantagens dos agrotóxicos?

Vantagens e desvantagens no uso de agrotóxicos

Vantagens Desvantagens
O controle das doenças e pragas propicia o aumento da produtividade das lavouras e melhora a qualidade visual dos produtos cultivados. Utilizar o agrotóxico de maneira incorreta provoca danos ambientais, como contaminação do solo e dos recursos hídricos.