Qual e o imposto de emprestimo?

Qual é o imposto de empréstimo?

O IOF de empréstimo é um imposto federal que deve ser pago por pessoas físicas e jurídicas sempre que efetuarem uma operação de crédito de todas as modalidades. Portanto, empréstimos pessoais, consignados e empréstimos com garantia de imóvel tem incidência desse tributo.

Qual a alíquota do tributo em empréstimo?

Porém, a alíquota diária do IOF é de 0,0041\%. O mesmo vale para financiamentos. Além disso, é importante ressaltar que a cobrança máxima do tributo em operações de empréstimo é de 3\% ao ano para pessoas jurídicas e 6\% para pessoas físicas.

Qual o limite para a cobrança do imposto sobre empréstimo?

Para pessoas físicas, o limite para a cobrança do IOF é de até 6\% sobre o valor contratado. Já para pessoas jurídicas esse limite é de até 3\% sobre o empréstimo contratado. Esse imposto é cobrado quando da liberação do valor do empréstimo.

LEIA TAMBÉM:   Porque o movimento dos planetas ao redor do Sol pode ser chamado de eliptico?

Qual o imposto sobre o empréstimo para pessoas jurídicas?

Já no caso de um empréstimo para pessoas jurídicas, o imposto sobre a operação é o mesmo (0,38\%). Porém, a alíquota diária do IOF é de 0,0041\%. O mesmo vale para financiamentos.

Por que não pagar antes de receber empréstimo?

Se você está precisando de dinheiro, não vai pagar antes de receber, certo? Por isso, a orientação é nunca fazer nenhum depósito inicial para obter empréstimos, principalmente, se esse depósito for em contas de outras pessoas, em vez de contas de empresas.

Como fazer o empréstimo?

Veja como fazer: O empréstimo deve ser declarado na ficha “Dívidas e Ônus Reais”. Escolha o código conforme o tipo de instituição: 11 – Estabelecimento bancário comercial (banco) ou 12 – Sociedade de crédito, financiamento e investimento (financeira).

Qual é o IOF de empréstimo?

O IOF de empréstimo faz parte do CET ( Custo Efetivo Total ), que é o valor total de todos os encargos que incidem sobre uma operação de crédito.