Qual e o fator fixo da mao-de-obra?

Qual é o fator fixo da mão-de-obra?

Outro exemplo pode ser observado na área agrícola: enquanto a área a ser cultivada é um fator fixo, a mão-de-obra é um fator variável. No aumenta da produção, o número de trabalhadores cresce substancialmente, quando há poucos trabalhadores para muita terra.

Quando os fatores de produção são utilizados?

Quando os fatores de produção são utilizados de forma eficiente, aumentando a produtividade do país, o resultado é de mais renda, mais PIB ( Produto Interno Bruto) e mais crescimento. AGARWAL, Prateek. Factors of Production.

Quais são os fatores primários de produção?

Terra e mão-de-obra também são conhecidos como fatores primários de produção, pois seus suprimentos são determinados mais ou menos fora do próprio sistema econômico. Todos os bens artificiais que são usados ​​para maior produção de riqueza são incluídos no capital. Assim, é uma fonte de produção feita pelo homem.

Qual o fator de produção versátil?

As três características dos fatores de produção são a versatilidade, a substituibilidade e a complementaridade. Um fator versátil é aquele que pode ser aplicado de mais de uma forma. Dessa maneira, ele se refere à capacidade de adaptação a novas situações, que o fator de produção possui.

Qual a função da mão de obra direta?

Ou seja, são cargos como o de chocolateiro, de encarregado pelos recheios e de embalador. Outra característica da mão de obra direta é que ela permite mensurar, do ponto de vista contábil, a quantidade de mão de obra utilizada para produzir cada mercadoria, o que não é possível no caso da mão de obra indireta, como veremos a seguir.

Como calcular o custo da mão de obra?

Quando isso não é possível e o custo da mão de obra precisa ser calculado por rateio ou divisões proporcionais, considera-se que a mão de obra, mesmo que ligada diretamente ao produto, é indireta. Isso ocorre, por exemplo, quando um mesmo funcionário produz ovos de chocolate e bombons.

Qual o custo da mão de obra direta do seu negócio?

O resultado é o custo, por hora, da mão de obra direta do seu negócio. Então, digamos que na fábrica de chocolates, o valor total da mão de obra seja R$ 140.000,00 e o número de horas em um mês seja 9.000. Fazendo a divisão, chegamos a um custo de mão de obra direta de R$ 15,55 por hora trabalhada.