Qual e o conceito de infancia na Sociologia?

Qual é o conceito de infância na Sociologia?

A Sociologia da infância apresenta novos discursos e conceitos acerca da criança, considerada nesta perspectiva teórica, como ator social e histórico, pertencente a uma categoria geracional permanente de estatuto próprio: a infância.

Quando surgiu a Sociologia da Infância?

A sociologia da infância, elaborada em torno da década de 30 do século passado, desenvolve-se cada vez mais no contexto mundial, justamente por estimular a ideia de posicionar as crianças, no campo da teoria e da metodologia, como atores sociais perfeitos.

Como a Sociologia da Infância pode auxiliar na educação?

A Sociologia da Infância considera a criança um ator social, por isso os conceitos pesquisados e estudados por este campo tem grande relevância para a educação de crianças. Assim como se percebe que é preciso conceder o devido espaço para estes sujeitos que fazem parte da sociedade e merecem serem escutadas suas vozes.

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Qual é o conceito de Sociologia?

O que é Sociologia: Sociologia é a ciência que estuda as relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou aos diferentes grupos que formam a sociedade. É uma ciência que pertence ao grupo das ciências sociais e humanas. A sociologia estuda as relações de formalidade presentes na vida e nas sociedades.

Como surgiu a Sociologia da Infância no Brasil?

A Sociologia da Infância vem, cada vez mais, ganhando espaço em pesquisas que consideram as crianças como atores sociais plenos. Essa visão aborda os processos de socialização de como as crianças negociam, criam e compartilham junto a seus pares.

Como Áries define a criança?

Foi possível constatarmos que a criança era tida como uma espécie de instrumento de manipulação ideológica dos adultos e, a partir do momento em que elas apresentavam independência física, eram logo inseridas no mundo adulto.

Qual era a função dos Jardins-de-infância no passado?

Raízes na educação infantil Eram sementes que deveriam ser cuidadas com afeto e, se adubadas, estariam livres para aprender sobre si e sobre o mundo. Assim, a principal finalidade dos jardins de infância era colocar as crianças em relação com a natureza e com o seu próprio desenvolvimento.

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O que é a Pedagogia da infância?

Constitui-se de um conjunto de fundamentos e indicações de ação pedagógica que tem como referência as crianças e as múltiplas concepções de infância em diferentes espaços educacionais.