Qual e o conceito de contracultura?

Qual é o conceito de contracultura?

O principal objetivo da contracultura era se opor às normas e padrões estabelecidos pela sociedade, que sempre moldou os hábitos, costumes, valores e tradições, criando uma cultura hegemônica. A rebeldia e a insatisfação com a cultura dominante acabou impactando outras áreas, como na filosofia e até mesmo na indústria.

Quando acabou a contracultura?

No Brasil, o movimento de contracultura chega um pouco atrasado por causa do regime ditatorial instaurado no ano de 1964. A “contracultura tropical” ficou conhecida como “desbunde”. Assim como aconteceu com o rock nos Estados Unidos da América, foi por meio da música que o desbunde ganhou força social.

Qual a origem da contracultura?

O termo contracultura foi cunhado pela imprensa norte-americana dos anos 1960. Referia-se a manifestações culturais marginais, contestadoras, que floresciam nos EUA e em outros países, especialmente na Europa, representando formas não tradicionais de oposição.

O que foi a contracultura hippie?

As origens do Movimento Hippie Foi exatamente esse cenário que a juventude americana observou e criticou por meio do Movimento Hippie. Esse movimento foi considerando de contracultura, ou seja, se opôs a cultura tradicional ocidental, que era marcada pelo conservadorismo, capitalismo, imposição religiosa e consumismo.

LEIA TAMBÉM:   Qual o tempo de secagem da cola de PVC?

Quando tivemos o início da contracultura no Brasil?

Verificamos que enquanto nos Estados Unidos a contracultura permeou a década de 1960, no Brasil esta começa a aparecer apenas em 1966 com constante avanço até 1975. E é dentre este período que destacamos os artistas e grupos que estiveram presentes e seus traços da contracultura.

O que foi o movimento hippie e punk?

O movimento punk surgiu em Nova York, em 1974, ligado a um estilo musical dentro do gênero rock. Sua contestação era direcionada ao rock progressivo, que fazia muito sucesso comercial e era considerado pomposo pelos adeptos desse movimento underground. Também era crítico ao movimento hippie.