Qual e importancia de se reconhecer os diferentes tipos de aparelho bucal dos insetos?

Qual é importância de se reconhecer os diferentes tipos de aparelho bucal dos insetos?

O aparelho bucal possui modificações segundo a maneira pela qual o inseto se alimenta, ataca ou se defende de inimigos. Desse modo as peças bucais estão adaptadas, conforme o caso, para mastigar, picar, lamber, sugar, roer. Assim, o aparelho bucal pode ser de três tipos: mastigador, lambedor e sugador.

Quais as diferenças entre o sistema digestivo de um inseto sugador e mastigador?

Além da morfologia das peças bu- cais e do trato digestivo, insetos sugado- res e mastigadores são muito diferentes no que tange ao conteúdo de enzimas digestivas (TERRA; FERREIRA, 2012). Apesar de as enzimas digestivas es- tarem presentes em sua grande maioria no intestino médio dos insetos, segundo Tamaki et al.

LEIA TAMBÉM:   Como atrair borboleta no jardim?

O que os insetos têm em comum?

Por ser um grupo bastante diversificado, os insetos são bem diferentes. Eles variam os tipos de asas, mas possuem em comum as características gerais que são: cabeça, tórax e abdome, um par de antenas e 3 pares de patas. Nem todos os insetos possuem asas.

Para que serve a boca dos insetos?

Na boca, desembocam duas glândulas salivares cuja secreção inicia o processo de digestão química. Destaca-se ainda, no tubo digestório, um papo de paredes finas, e uma moela de paredes grossas. No papo ocorre a ação de diversas enzimas digestivas e na moela se dá a trituração do alimento.

Como é o aparelho digestivo dos insetos sugadores?

Insetos fitófagos sugadores, tais como, cigarrinhas, cochonilhas e pulgões, apresentam o aparelho digestivo bastante modificado que é chamado de câmara-filtro, na qual a parte posterior do trato digestivo está em contato intimo com a parte inicial do mesmo.

Quais são os danos diretos e indiretos provocados pelo ataque dos insetos sugadores nas lavouras?

LEIA TAMBÉM:   Onde vivem os morcegos hematofagos no Brasil?

PICADOR- SUGADOR : pela sucção podem causar perda do vigor das plantas, redução da área assimiladora pelas necroses que provocam, danos nos órgãos florais e redução da produção de sementes. Facilitam a entrada de agentes patogênicos, transmitindo viroses.

O que os insetos e crustaceos têm em comum?

Os artrópodes, invertebrados que possuem pernas articuladas, ou “juntas” móveis, tem o corpo segmentado e dividido em cabeça, tórax e abdome. Segundo suas características, os artrópodes foram agrupados em insetos, Crustáceos, Aracnídeos, quilópodes, diplópodes e outros grupos, de menor importância.

Quais são as principais características que distinguem os insetos dos outros artrópodos?

→ Características gerais dos insetos Os insetos, assim como outros artrópodes, possuem um exoesqueleto quitinoso em seu corpo, o qual está relacionado, principalmente, com a proteção contra predadores e a perda excessiva de água. Além disso, apresentam apêndices pareados e articulados e uma musculatura desenvolvida.