Qual e a renda passiva?

Qual é a renda passiva?

A renda passiva é uma estratégia que após algum tempo vai gerar uma segurança para quem investiu nela. É o rendimento proveniente de um investimento, ou seja, é quando você recebe sem trabalhar por isso. Exemplos desse tipo de renda são: poupança, investimentos, ações em empresas, aluguéis e direitos autorais.

Qual a característica da renda ativa?

Essa renda tem como característica a regularidade, ou seja, é o emprego de carteira assinada ou até mesmo o trabalho de freelancer. Na renda ativa, a pessoa que recebe o salário fixo sabe o dia que terá o pagamento. Um ponto negativo é que caso a pessoa seja demitida ou impossibilitada de trabalhar, automaticamente, ela perde a renda ativa.

Por que a renda extra é consistente e constante?

Além disso, a renda extra nem sempre é consistente e constante: pode acontecer de ela não entrar no orçamento em determinado momento – é por isso que é chamada de “extra”; isso não acontece com a renda passiva, já que ela normalmente diz respeito a uma receita previsível (seja de rendimentos, seja de aluguel, por exemplo).

A renda passiva é aquela que é gerada sem o emprego de muito tempo e esforço por parte do individuo. A primeira vista, isso pode parecer estranho ou até fantasioso, até porque dinheiro não costuma surgir do nada.

Como começar a investir em renda passiva?

Basta que a família consiga estabelecer e cumprir um planejamento financeiro, começando a investir o valor que puder. Fundamental é começar o quanto antes: para atingir o objetivo de viver de renda passiva, o tempo é um fator crucial para sua estratégia.

Por que a renda passiva é obtida?

Já a renda passiva é obtida pela aplicação de valor. Ele pode assumir várias formas, como já vimos. Por exemplo, pode ser uma casa que é alugada ou pode ser alguns milhares de reais que foram aplicados em uma carteira de investimentos.

Qual a diferença entre renda passiva e renda física?

Já a renda passiva é aquela que é gerada independente do seu esforço. Mas e quando falamos de pessoa física, isso também é possível? Sim! A diferença é que é mais comum uma pessoa buscar novas receitas através de novos trabalhos, requerendo seu tempo e sua qualidade de vida.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao os componentes de uma cultura?

A renda passiva nada mais é que uma renda que não depende diretamente da pessoa para o valor cair em conta. Ou seja, ela acontece quando não são necessários esforços físico ou intelectual todos os meses ou de tempo em tempo para que se tenha um retorno financeiro. Trata-se de uma renda garantida sem precisar trabalhar ativamente para recebê-la.

Por que a poupança é uma renda passiva?

Em nosso exemplo anterior, falamos da poupança. Essa é um tipo de renda passiva: você deixa o seu dinheiro investido lá e recebe a valorização desse valor. Vale lembrar que a poupança em um cenário de juros baixos não é a melhor alternativa para o seu dinheiro. No entanto, existem formas mais rentáveis de você obter uma renda passiva.