Qual e a principal funcao do reticulo endoplasmatico liso?

Qual é a principal função do retículo endoplasmático liso?

O retículo endoplasmático liso está relacionado com diferentes processos, a depender da célula na qual se encontra. Além de esteroides, o retículo endoplasmático liso relaciona-se com a síntese de outros tipos de lipídios, como os fosfolipídios, utilizados em todas as membranas celulares.

O que é retículo endoplasmático e qual sua função?

É responsável pelo transporte das substâncias na célula O retículo endoplasmático (RE) são organelas citoplasmáticas membranosas. Estas membranas formam uma complexa rede achatada que estão interligadas com o invólucro nuclear (carioteca). O RE só ocorre nas células eucariontes.

Qual é a função do Ergastoplasma?

O retículo endoplasmático, ou ergastoplasma, é um organelo exclusivo de células eucariontes. O retículo endoplasmático está envolvido na síntese de proteínas e lípidios, na desintoxicação celular e no transporte intracelular.

LEIA TAMBÉM:   Quanto ganha um gerente adjunto?

Qual é a função do complexo Golgiense nas células glandulares?

Organela que armazena, altera e exporta substâncias das células. Também conhecida como aparelho de Golgi ou complexo golgiense, é responsável por armazenar, transformar e exportar as substâncias produzidas no Retículo Endoplasmático Liso e Rugoso (REL e RER), estabelecendo dessa forma, uma relação de interdependência.

Qual a diferença entre o retículo endoplasmático rugoso e liso?

Existem dois tipos de retículo endoplasmático: o liso e o rugoso. A principal diferença entre eles é que o segundo possui ribossomos aderidos a sua parede externa. Tanto o retículo endoplasmático liso quanto o rugoso são responsáveis por transportar, armazenar e sintetizar certas substâncias.

Qual a função dos ribossomos?

A função principal dos ribossomos é produzir proteína nas células, ou seja, fazer a síntese proteica. A produção das proteínas acontece com a ação conjunta de ribossomos, enzimas, DNA (ácido desoxirribonucleico) e RNA (ácido ribonucleico).

O que é o lisossomo?

Os lisossomos são organelas membranosas, geralmente pequenas e presentes, se não em todas, na grande maior parte das células eucariontes. Essas organelas se tratam de estruturas que surgem a partir do complexo de Golgi, ou seja, algumas vesículas que se destacam do aparelho Golgiense acabam se tornando lisossomos.

LEIA TAMBÉM:   Em que circunstancias a agua deve ser vista como um bem livre e como um bem econômico?

Qual é a função do Peroxissomo?

A principal função dos peroxissomos é fazer a desintoxicação das células e principalmente realizar a catalisação do peróxido de hidrogênio, mais conhecido como água oxigenada (H2O2), uma substância extremamente tóxica para as células e fonte de radicais livres.

O que é o complexo de Golgi onde se localiza e quais suas principais funções?

Complexo golgiense, também chamado de complexo de Golgi e aparelho de Golgi, é uma organela encontrada nas células eucarióticas, caracterizada por ser um conjunto de vesículas achatadas dispostas em uma pilha. Essa organela está relacionada a vários processos, como a secreção celular.

Como funciona o complexo de Golgi?

O complexo de golgiense, também denominado de complexo de Golgi ou aparelho de Golgi, é uma organela celular que está relacionada com o processo de secreção de substâncias. Trata-se de uma estrutura formada por várias vesículas achatadas, as quais estão dispostas formando uma espécie de pilha de vesículas.