Qual e a principal causa de morte de adolescentes gestantes?

Qual é a principal causa de morte de adolescentes gestantes?

Segundo o relatório Direito de toda mulher: como o planejamento familiar salva a vida de crianças, produzido pela ONG, a falta de acesso a métodos anticoncepcionais e a informações sobre planejamento familiar é a principal causa por trás do número de mortes de adolescentes.

Porque a gravidez na adolescência é considerada de risco?

A gravidez na adolescência é considerada de risco até os 21 anos de idade, pois o corpo da menina ainda esta em fase de amadurecimento e desenvolvimento até esse período. Quando há gravidez, esta pode trazer muitas consequências para a vida dos adolescentes em questão.

Quantas adolescentes ficam grávidas por ano no Brasil?

Cerca de 1,1 milhão de adolescentes engravidam por ano no Brasil e esse número continua crescendo. Hoje, 65\% das mulheres grávidas têm menos de 20 anos, segundo dados fornecidos pelo Hospital São Paulo, em estudo realizado entre 1996 e 1998.

LEIA TAMBÉM:   Em quais casos cabe medida protetiva?

Quais são as principais causas de mortalidade materna?

Causas da mortalidade materna

  • Hipertensão (pré-eclâmpsia e eclâmpsia);
  • Hemorragias graves (principalmente após o parto);
  • Infecções (normalmente depois do parto);
  • Complicações no parto;
  • Abortos inseguros.

Quais são os índices de gravidez na adolescência no Brasil e como prevenir?

A taxa de gestação na adolescência no Brasil é alta, com 400 mil casos/ano. Quanto à faixa etária, os dados revelam que em 2014 nasceram 28.244 filhos de meninas entre 10 e 14 anos e 534.364 crianças de mães com idade entre 15 e 19 anos. Esses dados são significativos e requerem medidas urgentes.

Quantas adolescentes engravidam em 2021?

Proporção de Gravidez na Adolescência de 10 a 19 anos, entre as Regiões de Saúde, residentes do Estado Maranhão, 2009 a 2020. No tocante ao número de gravidez por faixa etária, no ano de 2020, os dados do Conecta SUS (2021) expressam que 94\% acontece entre 15 a 19 anos, correspondendo a 21.676 mães adolescentes.

Quais as possíveis consequências da gravidez na adolescência?

A gravidez numa fase precoce da vida, como a adolescência, pode resultar em diversas consequências tanto para a gestante quanto para o bebê, como depressão durante e após a gravidez, parto prematuro e aumento da pressão arterial.