Qual e a origem do lucro?

Qual é a origem do lucro?

Vem do latim lucrum, “ganho, vantagem”. Na sociedade romana, ao contrário do que aconteceria durante o Cristianismo, nos século seguintes, o lucro era visto como um ganho legítimo que se auferia com uma atividade econômica bem sucedida. “O lucro de um é o prejuízo de outro”. …

Quem inventou o lucro?

Segundo Bulhões, foi Knut Wicksell que, a partir de 1934, “deu ênfase à mudança de escala de produção como característica do investimento e assinalou o acréscimo de produtividade como fonte de lucro”.

O que representa o lucro?

O que é o lucro? O termo correto é lucro líquido, ou seja, aquilo que sobra sem a incidência futura de tributos ou despesas. Esse é o valor final que obtemos após todas as deduções de custos, taxas e gastos. A margem de lucro tende a variar de acordo com o negócio.

Será que o lucro ajuda a sobreviver?

LEIA TAMBÉM:   Como e a viagem dos refugiados?

Até porque, já não é novidade para ninguém que o lucro é um dos pilares que ajudam qualquer negócio a sobreviver de forma saudável, muito pelo fato dele estar associado a quase todas as áreas da empresa. Podemos citar os seguintes exemplos:

Qual será o lucro da empresa?

Nesse tipo de regime, a Receita Federal presume qual será o lucro da empresa baseado em suas atividades — por isso o nome, lucro presumido. Dessa forma, é gerado um valor de lucro e alíquota que essas empresas devem pagar para a Receita.

Qual é o lucro presumido?

O lucro presumido é o tipo de tributação mais comum no Brasil, perdendo apenas para o Simples Nacional. Este pode ser considerado o tipo de regime tributário padrão. Nesse caso, para chegar ao valor da tributação, é necessário fazer a apuração das receitas e deduzir os custos e as despesas para chegar ao imposto devido em determinado período.

Qual é o lucro bruto?

O lucro bruto se refere ao valor total ganho em uma venda, ou seja, ele é calculado somando o valor total das vendas e subtraindo o custo de produção com pagamento de funcionários e compra de matéria-prima. O lucro líquido se refere a toda a rentabilidade da empresa em um determinado período.