Qual e a importancia ecologica dos liquens Associacao mutualistica entre algas e fungos?

Qual é a importância ecológica dos líquens Associação mutualística entre algas e fungos?

Trata-se de uma relação harmônica entre espécies diferentes: fotobionte (algas) e micobionte (fungos). Essa relação ecológica é chamada de mutualismo obrigatório ou simbiose. Por sua vez, os fungos mantêm a umidade e desta forma protegem as algas ao impedir que elas ressequem. É assim que os liquens conseguem viver.

Qual é a importância ecológica de algas e fungos?

Os fungos desempenham o papel de decompositores na natureza, com cadáveres e resíduos de seres vivos. Presentes em rochas, seres vivos, materiais em processo de decomposição, papelão, parede, sapatos e roupas, os fungos desempenham um papel importante na economia. …

Quais são os líquens?

Os líquens aderem-se a substratos específicos, como determinadas partes das árvores, rochas e solo. Apresentam diversas cores e formas, sendo estas geralmente determinadas pelo fungo, que ocupa a maior parte do seu corpo e é denominado de talo.

Qual o diâmetro dos líquens?

De uma maneira geral, os líquens possuem talos dos tipos filamentoso, crostoso, folioso, fruticoso, esquamuloso e dimórfico, além de normalmente apresentarem poucos centímetros. Todavia, algumas formas podem alcançar vários metros de diâmetro.

LEIA TAMBÉM:   Quando o presidente da Camara Municipal pode votar?

Por que os liquens são especiais?

Os liquens são seres vivos considerados especiais, pois são formados por uma simbiose (relação de mutualismo entre dois organismos onde há vantagens para ambos indivíduos). A simbiose que forma os liquens ocorre entre uma alga e um fungo.

Como é benéfica para os liquens?

Assim, é benéfica para os seus integrantes. As algas são as responsáveis pela realização da fotossíntese. A partir daí, ela fornece substâncias orgânicas para os fungos. Por sua vez, os fungos mantêm a umidade e desta forma protegem as algas ao impedir que elas ressequem. É assim que os liquens conseguem viver.