Qual e a importancia dos recifes de coral para os mares e oceanos?

Qual é a importância dos recifes de coral para os mares e oceanos?

E um dos ambientes mais importantes dos mares é o de recifes, pois eles funcionam como suporte e abrigo a uma variedade de comunidades marinhas como os peixes, polvos, as lagostas, os camarões e as algas, entre outros, servindo de habitat para mais de 25\% de toda vida marinha.

Quantos recifes de coral existem?

Só nela, existem quase 3 mil recifes de coral, sendo uma estrutura tão grande que pode ser vista do espaço. Existem recifes em todo o mundo, e a área de recifes de coral ultrapassa 600 mil quilômetros quadrados. Ou seja, são animais bastante expandidos e que evoluíram bastante desde sua existência.

Como são Formado os recifes de coral?

Os recifes de corais são formações construídas a partir da deposição de carbonato de cálcio por diversos organismos marinhos, principalmente por corais, mas outros organismos, como algas calcárias e moluscos, também contribuem para a formação de substratos recifais.

Qual a importância do recifes de corais?

Os recifes de coral apoiam uma diversidade fenomenal de espécies e fornecem fontes insubstituíveis de alimento e abrigo a muitas espécies de peixes, incluindo peixes juvenis. As florestas tropicais desempenham um papel semelhante na terra.

LEIA TAMBÉM:   Como fazer uma declaracao de deposito?

Qual a importância dos recifes de corais para a humanidade?

Cerca de meio bilhão de pessoas em todo o mundo dependem dos peixes que vivem nos recifes de coral como uma fonte substancial de alimento. Mais de 4.000 espécies de peixes são sustentadas por recifes de coral, e cada quilômetro quadrado de recifes saudáveis pode produzir até 15 toneladas de peixe por ano.

Como se forma em Arrecifes?

O coral nada mais é que um pequeno animal marinho, que vive em colônias – geralmente em mares de temperatura mais amena, como nas regiões tropicais e subtropicais. Após sua morte, novas colônias desenvolvem-se sobre essa estrutura rígida, formando, com o tempo, os paredões calcáreos que chamamos de recife.