Qual e a importancia de um catalisador?

Qual é a importância de um catalisador?

O que é e para que serve o catalisador? A transformação de gases poluentes liberados pelo motor (como CO, NOx e CxHy) em compostos seguros (como CO2, H20 e N2) é a principal função para que serve o catalisador.

Qual a importância dos catalisadores para a velocidade de uma reação?

Catalisadores são substâncias usadas para acelerar a velocidade de reações químicas, sem que elas sejam consumidas durante o processo. Em geral, um catalisador acelera uma reação pela diminuição da sua energia de ativação ou mudança do seu mecanismo próprio.

O que é um catalisador qual sua função é como é feita a sua utilização na indústria?

Um catalisador é uma substância capaz de acelerar a velocidade em que se processam determinadas reações químicas sem sofrer alterações, ou seja, não é consumido, mas regenera-se completamente no final.

LEIA TAMBÉM:   Como identificar displasia em Rottweiler?

Como funciona o catalisador?

Na maioria das vezes, o catalisador está posicionado nas proximidades do tubo de saída do motor. Com isso, ele consegue aproveitar a temperatura da combustão da unidade, que auxilia no funcionamento do mesmo.

Quando são exigidos os catalisadores no mercado brasileiro?

Os catalisadores são exigidos em todos os veículos comercializados no mercado brasileiro desde 1997 – cerca de cinco anos após a chegada dos primeiros modelos equipados com tal recurso. Nos Estados Unidos, porém, a situação é diferente, visto que ele é considerado um equipamento obrigatório desde meados da década de 1970.

Qual a durabilidade dos catalisadores originais?

Os catalisadores originais de fábrica costumam apresentar durabilidade de pelo menos 80 mil quilômetros. Já os catalisadores para reposição, também originais, têm duração mínima de aproximadamente 40 mil km.

Será que os catalisadores são desnecessários?

No entanto, muitos “sabidões” acabam achando que este equipamento é um tanto quanto desnecessário no veículo – iremos comentar mais a respeito logo a seguir. Os catalisadores são exigidos em todos os veículos comercializados no mercado brasileiro desde 1997 – cerca de cinco anos após a chegada dos primeiros modelos equipados com tal recurso.