Qual e a importancia da vitamina D para o organismo?

Qual é a importância da vitamina D para o organismo?

A vitamina D é imprescindível para manter as propriedades do cálcio e o funcionamento saudável do organismo. A vitamina D é fundamental para manter as propriedades do cálcio e o funcionamento saudável do organismo por conta de suas ações no intestino, rim, ossos e glândulas.

Como a vitamina D é sintetizada no organismo?

A síntese de vitamina D ocorre por meio da ação dos raios ultravioletas na pele e, por isso, a exposição ao sol de forma controlada é fundamental para a saúde. O processo se inicia bem rápido, poucas horas após a radiação atingir as células da pele.

Qual a importância da vitamina B2 no nosso organismo?

A vitamina B2, também conhecida como riboflavina, participa da produção de energia, ajudando a absorver nutrientes e açúcares provenientes da alimentação. Está presente em alimentos como farelo de aveia, amêndoas e queijo cottage.

LEIA TAMBÉM:   O que e alimentacao Keto?

Onde a vitamina D é metabolizada?

Quando proveniente da dieta, é absorvida no intestino delgado, incorporada aos quilomicrons e nestes é levada ao fígado. A partir desse momento, o metabolismo é o mesmo da vitamina D sintetizada na pele.

Como a vitamina D é metabolizada?

Além da exposição solar, a vitamina D pode ser obtida pela ingestão de alimentos de origem animal, principalmente peixes gordurosos de água fria como atum e salmão. Outra fonte dietética de vitamina D é o ergosterol (vitamina D2), proveniente de alimentos vegetais, em especial fungos.

O que pode causar a falta da vitamina B2?

Além de ser frequente de acontecer como resultado de dietas vegetarianas e veganas, a falta de vitamina B2 também pode ocorrer devido a algum trauma sofrido pelo organismo, como queimaduras e cirurgias, ou devido à doenças crônicas como tuberculose, febre reumática e diabetes.

O que a falta da vitamina B2 faz?

Em geral, a deficiência de riboflavina ocorre com outras deficiências de vitamina B. Sinais e sintomas são faringite, lesões dos lábios e das mucosas bucais, glossite, conjuntivite, dermatite seborreica e anemia normocítica normocrômica.