Qual e a funcao do carpelo da flor?

Qual é a função do carpelo da flor?

Peças florais férteis, os carpelos são folhas modificadas em órgãos reprodutores femininos, produtores de óvulos. O conjunto de carpelos de uma flor (um ou mais) constitui o gineceu ou pistilo. Na maioria das flores, o carpelo diferencia-se numa zona inferior.

Qual a importância do gineceu?

Gineceu é a denominação dada ao conjunto reprodutor feminino de uma flor. Essa estrutura agrega carpelos e óvulos, sendo que o carpelo é composto por estilete, estigma e ovário. Então quando o tubo polínico chega até o ovário consegue alcançar o óvulo e penetrá-lo. É quando então acontecerá uma dupla fecundação.

Para que serve o estame da flor?

Estames são apêndices da flor onde estão presentes os polens. Geralmente são divididos em duas partes: antera e filete. A sua principal função é a produção de pólen, no entanto, em algumas espécies, alguns estames diferenciam-se em nectários para atrair insetos.

LEIA TAMBÉM:   Como sao formados os dias e a noite?

O que podemos encontrar no carpelo?

Em uma flor, pode ser encontrado um único carpelo ou vários carpelos, os quais podem estar ou não fundidos. Analisando o carpelo, podemos observar três porções básicas: estigma, local que recebe o grão de pólen; estilete, local onde cresce o tubo polínico; e ovário, porção dilatada que contém os óvulos.

Como saber o número de carpelos?

O pistilo pode ser constituído por um, dois ou mais carpelos, dependendo do tipo de flor. Em geral, o número de câmaras internas que o ovário apresenta corresponde ao número de carpelos que se fundiram para formá-lo. No interior do ovário formam-se um ou mais óvulos.

Qual a importância do androceu?

O androceu é o conjunto dos estames, órgãos reprodutores masculinos de uma flor, com a função de produzir pólen. O androceu, junto com o gineceu (órgão reprodutor feminino, também conhecido como pistilo), formam os verticilos reprodutores de uma flor.