Qual e a funcao das espiculas no organismo dos animais?

Qual é a função das espículas no organismo dos animais?

As espículas são responsáveis pela sustentação do corpo das esponjas. Estas estruturas podem ser constituídas por carbonato de cálcio, sílica ou por fibras de uma proteína chamada espongina. As esponjas leuconóides apresentam a organização mais complexa e são formadas por um intrincado sistema de canais e câmeras.

O que são as espículas?

Significado de Espícula substantivo feminino Pequena espiga. Nome dos corpúsculos siliciosos ou calcários que constituem o esqueleto das esponjas.

Como se dá a sustentação da esponja?

As esponjas têm uma cavidade corporal central chamada de atrium com abertura para o meio ambiente chamada ósculo. Elas normalmente não têm esqueleto de sustentação, porém quando presente são formados por carbonato de cálcio, colágeno ou dióxido de silicone (que forma as espículas).

LEIA TAMBÉM:   Como voce lida com mudancas no trabalho?

Qual a característica das espículas faz com que elas possam causar ferimentos nos olhos e na pele?

As esponjas em questão têm um esqueleto espinhoso, composto de espículas que as tornam mais resistentes e que, uma vez dispersas na água, podem penetrar na pele, em tecidos conjuntivos e mucosas (olhos, boca, nariz e tubo digestivo) de pessoas e animais que entrem em contato com a água do rio.

Qual é a função dos Porócitos?

As esponjas apresentam um corpo geralmente cilíndrico e rico em poros. Estes são formados por uma célula, que possui forma de anel, denominada de porócito. Esses poros servem de local de entrada para a água, que segue para uma cavidade central (espongiocele ou átrio) e sai por uma grande abertura, chamada de ósculo.

Qual é a função dos coanócitos nas esponjas?

Os coanócitos são células dotadas de flagelos que, ao se movimentarem, permitem o deslocamento da água no interior do corpo do animal.

O que são espículas calcárias?

As espículas, ou escleritos, são unidades esqueléticas calcárias ou siliciosas, que fazem parte do esqueleto dos corais pórfiros e moles da subclasse Octocorallia . A morfologia dessas espículas não é muito variada. A morfologia dessas espículas não é muito variada.

LEIA TAMBÉM:   Como anda a economia na Angola?

Qual é a função do porócito?

Como ocorre a respiração de uma esponja?

Respiração e Alimentação Os poríferos são animais filtradores. Eles promovem uma corrente de água que entra pelos poros, passa pelo átrio e sai pelo ósculo. Ao entrar, a água fornece oxigênio e ao sair, carrega dióxido de carbono e resíduos. Assim, ocorre a respiração, através das trocas gasosas por difusão.

Qual é a função dos Porócitos presentes nos poríferos?

Junto com os pinacócitos formam a pinacoderme das esponjas do mar. São justamente os porócitos que vão dar origem a principal característica do filo dos poríferos: os poros presentes por todo o corpo do animal. Esses poros permitem a entrada de água para o interior do animal através de uma estrutura chamada ostíolo.

O que é meso hilo e qual sua função?

Entre estas duas camadas há o meso-hilo, composto por substância gelatinosa e células responsáveis pela digestão, fabricação de estruturas de sustentação, e também pela formação de todos os tipos celulares destes animais.