Qual é a fórmula do ar?

O ar atmosférico é formado por uma mistura de vários compostos químicos, principalmente por nitrogênio (fórmula química do gás nitrogênio: N2) e oxigênio (O2). Em menores quantidades é também formado por gás carbônico (CO2), gás metano (CH4), óxido nitroso (N20) e vapor d’água.

Qual o gás comburente presente no ar?

Oxigênio – Este gás aparece na atmosfera numa proporção de aproximadamente 21\%. As plantas produzem oxigênio durante a fotossíntese (num mecanismo praticamente inverso à respiração celular), liberando-o à atmosfera. Além disso, o oxigênio também é o principal comburente, ou seja, ele “alimenta” o processo de combustão.

Qual é a importância dos gases para os seres vivos?

Apesar de não os vermos na maioria das vezes, os gases são substâncias que estão presentes constantemente em nosso cotidiano e fazem parte de processos importantíssimos para a manutenção da vida em nosso planeta. O gás oxigênio, além de ser vital para nossa respiração, é também o que alimenta todas as combustões.

LEIA TAMBÉM:   Quem julga o Presidente da Republica por crime comum?

Qual é o gás importante na manutenção do efeito estufa?

Entre os gases do efeito estufa que estão aumentando de concentração o (CO2), o CH4 e o N2O são os mais importantes. Os CFC’s também têm a capacidade de reter a radiação infravermelha emitida pela Terra.

Qual é a origem do ar?

O ar atmosférico, uma mistura de gases, é o material de que está constituída a atmosfera. A origem de alguns desses gases é geológica: eles vêm da formação do planeta ou das emissões vulcânicas (como é o caso de parte do dióxido de carbono).

O que altera a composição do ar?

Além desses elementos, é possível encontrar na composição do ar outros componentes, cuja presença não é necessariamente natural e que podem variar de acordo com a localidade. Trata-se da poeira, da fumaça, do vapor d’água e de alguns microrganismos.

Quais as características que nos ajuda a perceber a existência do ar?

Quando sentimos a brisa suave no nosso rosto, quando o vento sopra forte balançando os galhos das árvores, quando respiramos e sentimos o ar entrando e saindo dos nosso pulmões, estamos percebendo a presença do ar. Não podemos ver o ar nem tocá-lo. Ele é invisível, incolor (não tem cor) e inodoro (não tem cheiro).