Qual e a diferenca entre juros e taxa de juros?

Qual é a diferença entre juros e taxa de juros?

Juros é o ganho que se tem quando uma quantia de dinheiro é emprestada. Já a taxa desses juros é calculada mediante a diversos fatores, que podem ser: inflação, valor emprestado, risco, número de parcelas, entre outros.

Qual a diferença entre taxa de juros e CET?

O CET é a soma de todos os tributos, taxas, seguros, encargos e outras tarifas que são pagas às instituições financeiras ou fintechs na contratação de um empréstimo para empresas ou financiamentos. Desta forma, a taxa de juros corresponde a uma parte do CET.

O que é taxa efetiva é CET?

Para entender melhor como os empréstimos funcionam, você precisa compreender o que é taxa nominal: ela é a taxa declarada em operações financeiras. Já o custo efetivo total (CET) é o \% que será pago no total levando em conta além dos juros, impostos como o IOF por exemplo.

LEIA TAMBÉM:   Qual o melhor aparelho para medir pressao Digital?

Qual a taxa de juro real?

A taxa de juro real varia em função da taxa nominal e da taxa de inflação. A título de exemplo, em inícios da década de 1980, embora a taxa de juro nominal média fosse elevada na área do euro, a inflação também era elevada.

Como calcular a taxa de juros?

Já a taxa desses juros é calculada mediante a diversos fatores, que podem ser: inflação, valor emprestado, risco, número de parcelas, entre outros. Quem fixa a taxa de juros (você pode saber mais sobre o assunto no artigo “ Taxa de juros: compare as principais opções de empréstimos ” no nosso blog) costuma ser o próprio credor.

Qual é a taxa de juro nominal?

A taxa de juro nominal é a taxa efetivamente acordada e paga. É, por exemplo, a taxa que quem solicitou um empréstimo para comprar casa paga pelo empréstimo em causa ou o rendimento que os aforradores recebem pelos seus depósitos. Os mutuários pagam a taxa nominal e os aforradores recebem‑na.

LEIA TAMBÉM:   O que fazer quando a rinite ataca os ouvidos?

Quais são os juros simples?

Os juros simples são aqueles cuja taxa leva em consideração apenas o valor inicial do empréstimo – uma prática pouco comum. Por exemplo, você pegou um empréstimo de R$ 1 mil a juros simples de 5\% em para ser pago em 5 vezes.