Qual e a diferenca entre Educacao do Campo e Educacao Rural?

Qual é a diferença entre Educação do Campo e Educação Rural?

Neste sentido, a Educação Rural pode ser entendida como aquela elaborada para atender às necessidades do capital, enquanto que a Educação do Campo representa os movimentos organizados do campo, a partir de uma proposta de educação construída por eles próprios.

Qual a diferença de Educação do Campo e educação urbana?

Falar do MST discutindo o lado educacional é, em todos os sentidos, falar de resistência; a grande diferença que percebemos entre a escola do campo e da cidade é a resistência; dentro de uma análise de um movimento social, especificamente o MST, cuja participação e o envolvimento vêm para impactar uma autonomia, que a …

Qual a diferença entre a escola rural e urbana?

Como não contam com rede de esgoto, 80\% das escolas rurais dependem de fossas. Mas o que chama a atenção é que 15\% não têm nenhum tipo de estrutura para lidar com os resíduos. Além disso, enquanto 94\% das escolas urbanas possuem conexão com uma rede de água, só 27\% das rurais contam com a ligação.

LEIA TAMBÉM:   Pode mudar de categoria?

Qual foi o grande marco da Educação Rural?

Finalmente na Constituição de 1988, numa tentativa de afirmar os direitos dos povos do campo, é que a educação rural é promulgada como direito de todos. A Constituição Brasileira de 1988 foi uma conquista de lutas populares estabelecendo assim a democracia.

O que é Educação do Campo Caldart?

CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO Para Caldart (2009) esse modelo de educação nasceu vinculada aos trabalhadores pobres do campo, aos trabalhadores sem-terra, sem trabalho, dispostos a reagir, a lutar, a se organizar contra situação em que se encontravam ampliando o olhar para o conjunto dos trabalhadores do campo.

Quem são os sujeitos da Educação do Campo?

Confirmou a certeza de que os sujeitos do campo são os protagonistas da educação que se realiza no campo, a educação só pode ser definida coletivamente pelos próprios sujeitos do campo e, não meramente reproduzir os valores do desenvolvimento urbano.

Quais são os desafios da educação no campo?

O baixo número de estudantes na zona rural é resultado da falta de políticas públicas voltadas para a permanência daqueles que vivem no campo. Sendo assim, professores e alunos enfrentam várias problemáticas como a falta de infraestrutura, alimentação, formação continuada, recursos e materiais didáticos.

LEIA TAMBÉM:   Qual e o melhor material para sofa para quem tem cachorro?

Onde se localiza a escola rural?

Uma escola rural, portanto, é um estabelecimento educacional que está afastado das cidades. Seus alunos são crianças que costumam morar em pequenos lugares ou cidades onde são desenvolvidas atividades agrícolas.

Como é a escola da zona rural?

“Na zona rural, os estudantes têm menos acompanhamento da família e menos oportunidades de acesso à cultura e à leitura, tanto na sala de aula, com o professor que tem formação precária, quanto em casa”, avalia o diretor do MEC. Quando se analisa a infra-estrutura, as escolas rurais também ficam para trás.

Quais leis amparam a educação do campo?

A constituição de 1937[4]; 6. A constituição de 1946[5], a lei orgânica do ensino primário[6] e a lei orgânica do ensino agrícola; 7. A constituição de 1967[7], a Lei de Diretrizes e bases da Educação – LDB lei nº 4.024/61 e a de Diretrizes e bases da Educação Nacional – LDBN nº 5692/71; 8.