Qual e a diferenca de um argumento dedutivo para um argumento indutivo?

Qual é a diferença de um argumento dedutivo para um argumento indutivo?

ARGUMENTO DEDUTIVO: é válido quando suas premissas, se verdadeiras, a conclusão é também verdadeira. ARGUMENTO INDUTIVO: a verdade das premissas não basta para assegurar a verdade da conclusão.

O que é um argumento dedutivo na filosofia?

O silogismo ou argumento dedutivo é aquele que procede de proposições cada vez mais universais para proposições particulares, proporcionando o que chamamos de demonstração, pois que sua inferência (a conclusão é extraída das premissas) é a inclusão de um termo menos extenso em outro de maior extensão.

O que é um argumento forte?

Um argumento forte é aquele em que é quase impossível que suas premissas sejam verdadeiras e sua conclusão seja falsa ao mesmo tempo. Um argumento fraco é aquele em que é provável que suas premissas possam ser verdadeiras e a conclusão falsa ao mesmo tempo.

LEIA TAMBÉM:   Quanto tempo tomar o Allegra D?

O que é um argumento dedutivo e indutivo?

Diferença entre Método Dedutivo e Método Indutivo Enquanto o método indutivo parte de casos específicos para tentar chegar a uma regra geral, o método dedutivo parte da compreensão da regra geral para chegar a conclusão dos casos específicos.

O que é o silogismo na filosofia?

Silogismo é um modelo de raciocínio baseado na ideia da dedução, composto por duas premissas que geram uma conclusão. O precursor desta linha de pensamento lógico foi o filósofo grego Aristóteles, conhecido por ser um dos primeiros pensadores e filósofos de todos os tempos.

O que é a lógica na filosofia?

De acordo com Aristóteles, a lógica tem como objeto de estudo o pensamento, assim como as leis e regras que o controlam, para que esse pensamento seja correto. Para o filósofo grego, os elementos constituintes da lógica são o conceito, juízo e raciocínio.

Como eu sei se um argumento é bom ou ruim?

Se conseguirmos ter premissas verdadeiras ao mesmo tempo que a conclusão é falsa, temos um argumento inválido. Caso contrário, se ao forçar a conclusão a ser falsa alguma premissa assume também valor falso, estamos diante de um argumento válido.

LEIA TAMBÉM:   O que garante a convergencia de precos a vista e futuro no vencimento do contrato?

O que é um argumento sofista?

Atualmente, um discurso sofista é considerado uma argumentação que supostamente apresenta a verdade, mas sua real intenção reside na ideia do erro, motivado por um comportamento capcioso, numa tentativa de enganar e ludibriar. Em um sentido popular, um sofisma pode ser interpretado como uma mentira ou um ato de má fé.

O que é argumento indutivo exemplos?

Um argumento indutivo é aquele no qual se parte de experiências sobre fatos particulares e se infere daí conclusões gerais. Quando dizemos que todos os homens que nascerem irão morrer porque até hoje ninguém deixou de morrer, estamos usando um argumento indutivo.