Qual e a diferenca de medula ossea para medula espinhal?

Qual é a diferença de medula óssea para medula espinhal?

Enquanto a medula óssea é um tecido líquido que ocupa a cavidade dos ossos, a medula espinhal é formada de tecido nervoso que ocupa o espaço dentro da coluna vertebral e tem como função transmitir os impulsos nervosos, a partir do cérebro, para todo o corpo.

É medula espinhal ou medula espinal?

A medula espinhal, também chamada de medula espinal, é uma porção alongada do sistema nervoso central (SNC). Possui cerca de 45 cm de comprimento em homens e 42 cm em mulheres.

Qual é a função da medula?

A medula óssea, encontrada no interior dos ossos, contém as células-tronco hematopoéticas que produzem os componentes do sangue, incluindo as hemácias ou glóbulos vermelhos, os leucócitos ou glóbulos brancos que são parte do sistema de defesa do nosso organismo, e as plaquetas, responsáveis pela coagulação.

LEIA TAMBÉM:   Quais as caracteristicas das instituicões que nao podem ser reconhecidas por lei como Organizacões da Sociedade Civil de Interesse Publico?

O que significa dor na medula espinhal?

Lesões e doenças podem fazer pressão na medula espinhal, causando dor nas costas ou no pescoço, formigamento, fraqueza muscular e outros sintomas. A medula espinhal pode estar comprimida pelos ossos, sangue (hematomas), pus (abscessos), tumores (cancerígenos ou não) ou um disco com ruptura ou hérnia.

Quais são os tipos de medula óssea?

A medula óssea pode ser de dois tipos, vermelha e amarela.

  • Medula óssea vermelha: é constituída por células reticulares associadas a fibras de colágeno.
  • Medula óssea amarela: caracteriza-se pela grande presença de células adiposas, o que lhe confere a coloração amarelada, e não produz células sanguíneas.

Quais são as medulas do corpo humano?

A medula óssea pode ser classificada em dois tipos: medula óssea vermelha e medula óssea amarela. A medula óssea vermelha é formada basicamente pelas células sanguíneas e suas precursoras. A medula óssea amarela consitui-se basicamente de células adiposas.

Qual é a localização da medula espinhal?

A medula espinhal e as meninges encontram-se no interior do canal vertebral, que se estende pelo centro da coluna vertebral. Assim como o crânio protege o cérebro, as vértebras protegem a medula espinhal.

LEIA TAMBÉM:   O que e um bombeiro socorrista?

Quais as regiões da medula espinhal?

A medula pode ser dividida em 6 partes: cervical superior, dilatação cervical, dorsal, lombar, cone terminal e filamento terminal. Os nervos espinhais que saem pelas vértebras recebem o nome das vértebras, por exemplo, os nervos torácicos saem entre as vértebras torácicas.

Qual é o tipo de medula óssea utilizado nesses transplantes e qual é a sua função normal?

O transplante é realizado via substituição de uma medula óssea doente por células normais da medula óssea, de forma a reconstituir uma medula saudável. As células utilizadas no transplante são as células-tronco hematopoéticas, responsáveis pela produção das células sanguíneas.

Quais os sintomas de problemas na medula espinhal?

Possíveis sintomas da lesão da medula espinhal incluem: Dor extrema ou pressão no pescoço, cabeça ou costas. Formigamento ou perda de sensibilidade na mão, dedos, pés ou dedos dos pés….

  • Espasticidade.
  • Obesidade.
  • Dor.
  • Infecção do trato urinário.
  • Úlceras por pressão.

O que é uma inflamação na medula?

A mielite transversa, é uma inflamação da medula espinhal que pode acontecer como consequência de infecções por vírus ou bactérias, ou de doenças autoimunes.