Qual e a diferenca de DBO e DQO?

Qual é a diferença de DBO e DQO?

A Demanda Química de Oxigênio (DQO) ou Chemical Oxygen Demand (COD), é a quantidade de oxigênio necessária para decompor quimicamente a matéria orgânica enquanto a Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) ou Biochemical Oxygen Demand (BOD) é a quantidade de oxigênio necessária para fazer isso biologicamente por meio de …

Quais os tipos de efluentes industriais?

Efluente industrial é todo o despejo líquido gerado nas diversas etapas de um processo produtivo, isto é, toda a água que é utilizada em uma indústria e, posteriormente, descartada.

Quais os aspectos importantes na seleção de sistemas de tratamento de efluentes?

Tecnologias de tratamento de efluentes: como escolher?

  • Intensidade da rotina operacional (controle diário / controle semanal / controle quinzenal)
  • Consumo energético (aeradores, bombas de recirculação, elementos eletromecânicos)
  • Geração de subprodutos (lodo, escuma, odores, gases)
LEIA TAMBÉM:   Quem deve declarar IVA?

Para que serve o tratamento de efluentes?

O tratamento biológico de esgotos e efluentes industriais tem o objetivo de remover a matéria orgânica dissolvida e em suspensão ao transformá-la em sólidos sedimentáveis (flocos biológicos) e gases. Basicamente, o tratamento biológico reproduz os fenômenos que ocorrem na natureza, mas em menor tempo.

Qual a relação entre DQO e DBO?

A Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) pode ser estimada a partir de medições da Demanda Química de Oxigênio (DQO), se uma correlação for estabelecida. Normalmente, o resultado médio de DBO é dividido pelo resultado médio de DQO para encontrar um “fator de conversão” entre os dois parâmetros.

Quais são os tipos de efluentes?

Eles se dividem em duas categorias principais: os efluentes domésticos e os industriais….O próprio efluente

  • Efluente oleoso.
  • Efluente com elevada carga orgânica.
  • Efluente com metais pesados.
  • Efluente com contaminantes emergentes.

O que é considerado efluente industrial?

Os efluentes industriais De acordo com a Norma Brasileira — NBR 9800/1987, efluente líquido industrial é o despejo líquido proveniente do estabelecimento industrial, compreendendo emanações de processo industrial, águas de refrigeração poluídas, águas pluviais poluídas e esgoto doméstico.

LEIA TAMBÉM:   O que e o arco de Charles Maguerez?

Quais são os três processos de tratamento de efluentes?

Processos de remoção de nutrientes; Cloração; Ozonização; Processos avançados de oxidação (POAs).

Quais são os processos de tratamento de efluentes?

Os principais processos químicos são: clarificação, eletrocoagulação, precipitação, cloração, oxidação, redução e troca iônica.

Como deve ser feito o tratamento de efluentes?

O tratamento ocorre em lagoas de aeração equipadas com milhares de difusores de ar que fornecem o oxigênio necessário. Em seguida, o efluente é encaminhado para as lagoas de decantação, onde o material sólido, como os flocos biológicos, se decantam formando o lodo de esgoto.

Por que a relação entre DQO e DBO é sempre maior do que 1?

Deve-se ressaltar que a DQO sempre é mais alta que a DBO, pois a última se refere apenas a materiais biodegradáveis enquanto a primeira se aplica a qualquer matéria passível de oxidação.