Qual e a definicao de farmaco?

Qual é a definição de fármaco?

A palavra fármaco deriva da terminologia grega “phármakon” que tem o significado de ser aquilo que pode transladar as impurezas, ou seja, para os gregos essa palavra poderia significar tanto remédio como veneno, poderia manter a vida ou causar a morte.

O que é o princípio ativo?

Insumo farmacêutico ativo: também denominado fármaco, ou simplesmente princípio ativo, é o componente farmacologicamente ativo destinado ao emprego em medicamento.

Como se dá a nomenclatura das drogas?

Tipos de nomes de drogas Os fármacos possuem três ou mais nomes, sigla, número do código ou designação do código, nome químico, nome genérico, nome registrado, sinônimos. A maioria das drogas em desenvolvimento recebem um código formados pela combinação de uma letra e de um número.

Quais são as características do fármaco?

Na terminologia farmacêutica, fármaco designa uma substância química conhecida e de estrutura química definida dotada de propriedades farmacológicas. Pode ser definido como uma substância química que interage com uma parte do corpo, a fim de alterar um processo fisiológico ou bioquímico existente.

LEIA TAMBÉM:   Como descobrir o som de um animal?

O que é fármaco Segundo a Anvisa?

É uma substância química ativa, fármaco, droga ou matéria-prima que tenha propriedades farmacológicas com finalidade medicamentosa, utilizada para diagnóstico, alívio ou tratamento, empregada para modificar ou explorar sistemas fisiológicos ou estados patológicos, em benefício da pessoa na qual se administra.

Qual órgão é responsável pela nomenclatura dos fármacos?

A Anvisa atualizou 157 nomes de princípios ativos que constam da Lista de Denominações Comuns Brasileiras (DCB).

Como se forma o nome genérico?

O primeiro termo, o nome genérico é sempre escrito começando por uma maiúscula, enquanto o descritor específico (em zoologia, o nome específico, em botânica o epíteto específico) nunca começa por uma maiúscula, mesmo quando seja derivado de um nome próprio ou de uma designação geográfica.