Qual e a cultura do Timor-Leste?

Qual é a cultura do Timor-Leste?

A cultura de Timor-Leste caracteriza-se pela elevada riqueza, apesar de enfraquecida por um longo historial de colonização portuguesa e ocupação indonésia. É um país da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Quais são os costumes de Timor-leste?

Os timorenses são considerados um povo de artífices de grande qualidade. A tecelagem destaca-se no conjunto do artesanato que inclui também a cestaria, a ourivesaria, a olaria e a escultura. A indústria caseira de panos em teares tradicionais (gonguidi), manipulada por mulheres, pode levar duas semanas de trabalho.

Qual a economia do Timor-Leste?

Timor-Leste tem uma economia de mercado que costumava depender de exportações de algumas commodities, como café, mármore, petróleo e sândalo. A economia do país cresceu cerca de 10\% nos últimos anos.

Qual o coeficiente de cobertura das importações para Timor-Leste?

De Janeiro a Maio de 2012, as nossas vendas de produtos para Timor-Leste aumentaram 30,3\%, tendo as importações diminuído (a variação percentual foi de -83\%) face ao período homólogo do ano anterior. O coeficiente de cobertura das importações pelas exportações foi superior a 2.500\%.

LEIA TAMBÉM:   Como era o microscopio do holandes Anton van Leeuwenhoek Fale um pouco sobre?

Qual a complementaridade económica entre Portugal e Timor-Leste?

A análise da complementaridade económica entre Portugal e Timor-Leste envolveu diversas etapas: o ponto de partida é o cálculo, para cada produto, da média anual simples das exportações portuguesas, das importações timorenses, das exportações do resto do mundo e das importações do resto do mundo, ao longo do período analisado.

Qual a renda do Timor-Leste?

Timor-Leste tem uma renda média inferior à da economia mundial, sendo que 37,4\% da população do país vive abaixo da linha de pobreza internacional. Até abril de 2021, o Brasil aponta um Superávit de US$ 3,6 milhões, isso significa que foram exportados mais produtos para o Timor Leste do que importados do país.