Qual e a conduta no caso de comunicacao Bucosinusal?

Qual é a conduta no caso de comunicação Bucosinusal?

Em comunicação buco-sinusal menores que 2mm de diâmetro, o tratamento mais indicado é a estabilização do coágulo e preservação do mesmo no local da extração. Não é necessário o levantamento adicional de retalho de tecido mole.

Qual o tratamento para sinusite odontogênica?

O tratamento da sinusite odontogênica deve ser multidisciplinar e consiste primariamente na eliminação do fator causal de origem dentária, como por exemplo, extração dentária, tratamento endodôntico ou periodontal e remoção de corpos estranhos do interior do seio maxilar, acompanhada do manejo da infecção do seio …

O que é sinusite não odontogênica?

A sinusite não odontogênica foi considerada quando o espessamento da mucosa sinusal foi maior que 2mm e não limitado a dentes com alterações, onde variações anatômicas da cavidade nasal, seio maxilar e relacionadas com a drenagem do seio maxilar foram relacionadas.

Quando o dente vai para o seio maxilar O que fazer?

Nos casos de deslocamento acidental de raízes dentárias para o seio maxilar, o tratamento de elei- ção é a remoção cirúrgica, através da técnica de Caldwell-Luc, prevenindo futuras infecções.

LEIA TAMBÉM:   O que fazer numa escala em Amsterdam?

Como é feito o diagnóstico de uma comunicação buço sinusal?

Seu diagnóstico é realizado através da inspeção visual, palpação alveolar, radiográfico e manobra de Valssalva. Clinicamente observa-se o orifício da comunicação que varia de tamanho de acordo com o agente etiológico. Radiograficamente visualiza-se uma descontinuidade da parede do seio.

O que é sinusite odontogênica?

O que é sinusite odontogênica? Assim como a sinusite comum, a sinusite odontogênica também trata-se de uma inflamação da mucosa que reveste as cavidades internas do rosto, ao lado das narinas, que aparecem por consequência de uma infecção dentária.

O que é sinusite maxilar odontogênica?

Introdução: A sinusite maxilar de origem odontogênica é caracterizada como uma patologia infecto-inflamatória da membrana de Schneider, que recobre a cavidade paranasal, devido a introdução de corpos estranhos por fatores iatrogênicos e dentários.

O que é sinusite maxilar?

Introdução: A sinusite maxilar é uma doença caracterizada pela inflamação e/ou infeção da mucosa do seio maxilar. Segundo a literatura, a sinusite maxilar de origem odontogénica representa 10‐12\% dos casos de sinusite maxilar.

Como tratar sinusite maxilar?

O tratamento é indicado por um otorrinolaringologista e depende da causa e da gravidade da sinusopatia, no entanto, consiste principalmente na lavagem nasal com soro fisiológico e remédios para aliviar os sintomas, podendo ser recomendado o uso de antibióticos para pessoas com sinusopatia bacteriana.

O que é uma comunicação buço sinusal?

A comunicação buco-sinusal é descrita na literatura como um acesso direto, en- tre o seio maxilar e a cavidade bucal, que frequentemente é realizada acidentalmente durante a extração dentária, quando o ápice do dente apresenta uma íntima relação com a cavidade sinusal.

Qual o nome da membrana que reveste o seio maxilar?

O revestimento mucoso do seio maxilar (também conhecido como membrana sinusal ou membrana de Schneiderian) consiste de uma camada de tecido conjuntivo recoberta por um epitélio respiratório ciliado (MISCH, 2000).

Como é feito o acesso de Caldwell Luc?

A abordagem de Caldwell-Luc modificada consiste na confecção de uma janela óssea na parede anterior do seio maxilar. Deste modo foi realizada a remoção do fragmento, seguido da reposição do osso removido e do retalho abatido.

O que fazer na comunicação buço sinusal?

Nos casos em que a fístula buco-sinusal já está instalada, é necessário o tratamento do seio maxilar com a remoção do trajeto fistulo- so e utilização de retalhos para o fechamento completo da fístula.

Quais os sintomas da sinusite odontogênica?

Os sintomas da sinusite de origem odontogênica são semelhantes a não odontogênica, como obstrução ou congestão nasal com presença de secreção amarelada, dor ou pressão na face, cefaleias que aumentam de intensidade com o movimento da cabeça, sensibilidade na região anterior da maxila e na região infraorbitária, dor nos …

Onde se encontra o Ostio do seio maxilar?

O óstio (do latim ostium=orifício) representa a comunicação do seio com a cavidade nasal e está situado no meato nasal médio, entre as conchas nasais média e inferior. De anterior para posterior, o óstio localiza-se à metade da distância entre os limites anterior e posterior da face nasal da maxila19.

LEIA TAMBÉM:   O que e pesquisa por descoberta?

Onde se localizam os seios maxilares?

Seios maxilares. Na área de face, abaixo dos olhos e de cada lado do nariz. Seios frontais. Acima da parte interna da cavidade ocular e da área das sobrancelhas.

O que é remoção de corpo estranho no seio maxilar?

O deslocamento de corpos estranhos para interior do seio maxilar é uma condição de rara ocorrência e pode resultar de iatrogenias, distúrbios psiquiátricos ou traumas perfurantes de alta energia1-3.

O que é Antrostomia?

O procedimento para desobstruir a abertura do seio é chamado antrostomia maxilar.

Qual a última fase da cicatriz?

Essa última fase pode durar meses. É quando ocorre a remodelação do tecido cicatricial (formado na fase anterior). As fibras são realinhadas para aumentar a resistência do tecido e deixar mais ameno o aspecto da cicatriz.

Como diminuir a espessura da cicatriz?

A densidade celular e a vascularização da ferida diminuem, enquanto há a maturação das fibras colágenas. Ocorre uma remodelação do tecido cicatricial formado na fase anterior. O alinhamento das fibras é reorganizado a fim de aumentar a resistência do tecido e diminuir a espessura da cicatriz, reduzindo a deformidade.

Quanto Tempo Demora a cicatrização da ferida?

Isso acontece para que restos de alimentos não fiquem aprisionados no interior da ferida e cause infecção. É por essa razão que que o “buraco” permanece tanto tempo depois da cirurgia. Geralmente o processo de cicatrização leva cerca de 40 dias para concluir.

Como ocorre a cicatrização da região onde foi retirado o siso?

A cicatrização da região onde foi retirado o siso se dá de baixo para cima. Isso acontece para que restos de alimentos não fiquem aprisionados no interior da ferida e cause infecção. É por essa razão que que o “buraco” permanece tanto tempo depois da cirurgia. Geralmente o processo de cicatrização leva cerca de 40 dias para concluir.