Qual e a base de calculo do imposto de importacao?

Qual é a base de cálculo do imposto de importação?

A base de cálculo do Imposto de Importação é: quando a alíquota for ad valorem (percentual), o valor aduaneiro apurado segundo as normas do Artigo VII do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio – GATT (1994); e. quando a alíquota for específica, a quantidade de mercadoria expressa na unidade de medida estabelecida.

Qual é a base de cálculo do II?

O cálculo do II é simples. Você precisa aplicar a alíquota fixada na TEC sobre o valor aduaneiro da mercadoria. Além disso, é possível obter isenção dessa taxa ao negociar com os países do Mercosul. Para obter esse benefício, basta importar os produtos de qualquer país-membro do bloco econômico.

Quanto Custa o imposto de importação?

Para os demais casos, o imposto de importação é fixado em 60\%, o qual deverá ser multiplicado pelo custo do produto somado ao custo do frete mais o valor do ICMS estipulado na unidade federativa.

LEIA TAMBÉM:   Porque a agua e importante para pele?

Qual é o principal imposto de importação?

Em Portugal, um dos principais impostos de importação é o IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) enquanto que no Brasil, o valor depende do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), acrescido da taxa aduaneira que dependerá dos critérios mencionados em cima. Preciso de maiores informações.

Como calcular a taxa de importação para o Brasil?

Portanto, se pretende enviar uma encomenda de Portugal para o Brasil, as taxas de importação serão calculadas a partir de dois impostos principais (aplicáveis para envios realizados por particulares): Imposto de importação (taxas aduaneiras) – o valor pode chegar a 60\% do valor do produto + frete + seguro.

Como Ficar atento aos impostos de importação e exportação?

Agora que você entende melhor sobre os impostos de importação e exportação, é necessário ficar atento a alguns pontos, como tipo de operação, impostos a serem pagos, alíquotas, entre outros, evitando erros que podem levar a problemas fiscais e prejuízos. Em caso de dúvidas, o mais adequado é contar com o auxílio de um profissional capacitado.