Qual e a Auditoria Fiscal?

Qual é a Auditoria Fiscal?

A auditoria fiscal é uma atividade de inspeção e controle da situação tributária de uma empresa. Desta forma, é possível verificar se a empresa está cumprindo com as obrigações fiscais, ou se existem possíveis vantagens fiscais que não estão sendo aproveitadas.

Por que a Auditoria Fiscal é compreensível?

Muitos empreendedores se amedrontam ao ouvir o termo auditoria fiscal. É compreensível, afinal a legislação brasileira é uma das mais complexas do mundo e possui três níveis de governo (Federal, Estadual e Municipal) para recolher tributos. Embora pareça assustador, a auditoria fiscal está longe de ser um bicho de sete cabeças.

Por que a Auditoria Fiscal não é um bicho de sete cabeças?

Embora pareça assustador, a auditoria fiscal está longe de ser um bicho de sete cabeças. Pelo contrário: é essencial para o bom funcionamento do seu negócio.

Como contratar um auditor de impostos?

Para realizar uma auditoria fiscal, é necessário contratar um profissional que aja de forma independente, de preferência um contador. O auditor deve comparar as declarações e pagamentos de impostos com as finanças da empresa.

Por que não haverá uma definição rígida de Auditoria Fiscal?

Somos de opinião também de que não haverá certamente uma definição rígida de Auditoria Fiscal, mas ainda assim sublinhamos a de Chadefaux (1987), citado por Guimarães (1998): A Auditoria Fiscal é o exame do tratamento que a empresa reserva às questões de ordem fiscal. Este exame tem por base critérios de regularidade e de eficácia.

Como a auditoria contábil pode trabalhar com a fiscal?

Inclusive, a auditoria contábil pode trabalhar em conjunto com a fiscal para garantir que as obrigações com os impostos, também, estejam sendo cumpridas de acordo com a lei. Para que a empresa não incorra em crimes e infrações tributárias.