Qual e a abelha-europeia?

Qual é a abelha-europeia?

Apis mellifera
A abelha-europeia (Apis mellifera) é um dos insetos mais conhecidos no mundo. A importância econômica da espécie é reconhecida por produtores de mel, cera e geleia real. Na farmacologia, própolis e veneno são aproveitados.

Qual é o reino das abelhas?

AnimalAbelhas / ReinoAnimalia, Animal ou Metazoa é um reino biológico composto por seres vivos pluricelulares, eucariontes, heterotróficos, cujas células formam tecidos biológicos, com capacidade de responder ao ambiente que os envolve ou, por outras palavras, pelos animais. Wikipédia

Como chama o macho da abelha-europeia?

Que tipo de abelha é essa que apareceu no telhado da minha cunhada? Trata-se de um zangão. É o macho da abelha Apis mellifera, mais conhecida como abelha europa ou africanizada.

Qual é o nome científico das abelhas?

AnthophilaAbelhas / Nome científico

Onde a abelha europeia vive?

A Apis mellifera mellifera habita savanas, florestas tropicais, desertos, regiões litorâneas e montanhosas. As colônias da Abelha-Europeia são permanentes, formadas por uma rainha (no máximo duas, excepcionalmente), abelhas operárias (entre 10 mil e 15 mil), e entre 500 e 1.500 zangões, ou machos.

LEIA TAMBÉM:   Como podem ser as fontes historias?

Quando a abelha europeia foi trazida para o Brasil?

Foi introduzida no Brasil em 1839, para suprir apiários na produção de mel e cera.

Qual a abelha que fecunda a abelha rainha?

Os machos da colmeia têm como única função fecundar a rainha durante o voo nupcial. Eles são maiores e mais fortes do que as operárias e não possuem ferrão.

Qual a diferença entre abelha e zangão?

Os zangões são maiores e mais fortes do que as operárias, mas não possuem órgãos para trabalho nem ferrão. Por outro lado, eles apresentam os olhos compostos mais desenvolvidos e as antenas com maior capacidade olfativa. Além disso, possuem asas maiores e musculatura de voo mais desenvolvida.

Por que abelha tem esse nome?

As abelhas! A palavra “abelha” tem origem na palavra ‘apicula’, diminutivo de ‘apis’, que é o nome desses animais em latim (Foto: Muhammad Mahdi Karim/ Wikimedia Commons) O tipo de mel mais consumido por nós, e mais encontrado nos mercados, é produzido pelas abelhas da espécie Apis mellifera.